sábado. 20.04.2024

Apesar do declínio da maratona a nível nacional e internacional, lá se vão fazendo as provas respetivas nesta especialidade não olímpica mas com o seu quê de espectacularidade especialmente nas portagens, onde brilhou Lucas Borges e os seus restantes atletas tiveram boas prestações, a pontuar e a subir na classificação colectiva relativamente ao ano anterior.

Por seu turno, e agora sem incidentes, o actual campeão nacional de slalom k1 júnior Pedro Martins vai fazer o seu estágio em Espanha pela Federação Portuguesa de Canoagem e vai representar Portugal na Taça da Catalunha.

Assim, Pedro Martins foi convocado para estágio pela Federação Portuguesa de Canoagem em Espanha, nomeadamente em Sort e La Seu D'Urgell, de 15 a 21 de maio.

Durante o estágio vai representar Portugal na Copa Catalunha de slalom em k1 júnior.

Lucas Borges.
Lucas Borges.

As custas do estágio estão integralmente assegurados pela Federação Portuguesa de Canoagem, tendo para isso o seu clube de o ter levado até Amarante, o que é hábito e normal.

Pedro Martins tem no seu palmarés vários títulos de campeão nacional pela DKC de Viana e é actualmente campeão nacional k1 júnior de slalom.

Não obstante há neste momento dificuldades na aquisição de material para este atleta de acordo com o nível que já nos habituou, e que tem a ver com o projeto olímpico da DKC que não possui financiamento específico.

Engrossa assim este atleta vianense o número já assinalável de atletas que tem sido chamados ao longo do tempo a trabalhos e a representar a selecção nacional, inclusive nos Jogos Olímpicos.

Por outro lado Lucas Borges em KL3 foi segundo na Taça de Portugal de Maratonas, que se realizou em Águeda, contribuindo para a boa prestação da equipa, com resultados interessantes, sobretudo se pensarmos que os atletas da DKC foram cumprir calendário, com o foco nas especialidades olímpicas, servindo a maratona de mera preparação.

Não obstante cerca de uma dezena de atletas juniores e seniores da DKC mostraram-se interessados na prova, esforçaram-se e conseguiram bons resultados. Notou-se a ausência de alguns atletas da DKC de Viana por motivos de saúde.

O resultado da paracanoagem, uma vez que é categoria experimental na especialidade da canoagem não contribuiu para a pontuação colectiva deste clube vianense, que subiria desse modo na classificação geral.

Mesmo assim a DKC de Viana subiu dois lugares relativamente à época anterior, aumentando o número de pontos de 14 (2022) para 46 em 2023, com praticamente todos os seus atletas a pontuar.

A DKC não compete colectivamente em SUP canoa, nova especialidade que conta para a pontuação colectiva, por falta de apoios específicos.

Sem lamentos.

Resultados mais relevantes:

Lucas Borges          – 2º lugar KL3

Daniela Silva           – 5º lugar c1 júnior feminino

Valéria Araújo         – 5º lugar c1 sénior feminino

Miguel Ricardo        – 6º lugar c1 júnior

Mafalda Rodrigues  -16º lugar k1 júnior feminino

Miguel Costa           -16º lugar c1 júnior

Gustavo Marinho    - 27º lugar k1 júnior

Tomás Marques      - 36º lugar k1 júnior

Pedro Martins em Estágio e competição pela Equipa Nacional e Lucas Borges foi prata na...
Comentarios