jueves. 28.03.2024

900 Canoístas provenientes de 36 países estão a participar no Campeonato do Mundo de Maratonas de Canoagem a decorrer em Ponte de Lima até 2 de outubro. A abertura oficial aconteceu quarta-feira, 28 de setembro, no Largo de Camões, numa festa que juntou atletas, equipas técnicas e todas as comitivas.

Numa parceria entre o Município, o Clube Náutico de Ponte de Lima e a Federação Portuguesa de Canoagem, Ponte de Lima é por estes dias a capital da canoagem mundial, recebendo os melhores atletas mundiais desta especialidade.

 “É para nós uma grande honra e uma dobrada responsabilidade, depois de termos acolhido em 2017 o Campeonato da Europa de Maratona de Canoagem, receber agora em Ponte de Lima o Mundial de Maratonas em Canoagem, num conjunto de provas que traz à nossa vila cerca de 900 atletas provenientes de 36 países”, disse o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Vasco Ferraz, na saudação de boas vindas aos atletas e comitivas. O autarca considerou que a “escolha de Ponte de Lima para a realização deste Mundial reflete, de certa forma, uma confiança na capacidade organizativa dos limianos, mas também espelha um reconhecimento por tudo o que esta Terra tem feito em prol deste desporto. Aqui nasceu, há 31 anos, aquele que ao longo dos anos viria a afirmar-se como o maior clube português de canoagem, o Clube Náutico de Ponte de Lima, com um papel preponderante na vida desportiva dos nossos jovens, e que o Município tem apoiado, a vários níveis, desde a primeira hora.”

01
01

O autarca desejou que “a organização deste Mundial de Maratonas em Canoagem seja um evento desportivo coberto de sucesso, que todos os participantes se sintam acolhidos de forma hospitaleira aqui na Vila Mais Antiga de Portugal e que este certame seja um poderoso cartaz de promoção para a modalidade da canoagem, que já desde 1936 marca presença nos Jogos Olímpicos.”

Recorde-se, que Ponte de Lima na especialidade da Maratona, tem uma responsabilidade acrescida, pois foram os atletas do Clube Náutico de Ponte de Lima que ganharam cerca de 50% das medalhas conquistadas por Portugal em Campeonatos da Europa e do Mundo.

Atletas Limianos no pódio

O Atleta do Cube Náutico de Ponte de Lima, Nuno Barros alcançou o título de campeão do mundo, em C1 Master Masculino 40-44anos.

2
2

Nas provas de Séniores, Sub 23 e Juniores, que arrancaram esta quinta-feira, os atletas limianos conquistaram o pódio.

As atletas do Clube Náutico de Ponte de Lima Beatriz Fernandes e Ana Barreiros Pereira conquistaram a medalha de ouro e bronze respetivamente, em C1 júnior feminino.

Beatriz Fernandes terminou a prova em primeiro lugar, seguida da atleta ucraniana, Anastasia Dezhytska. O terceiro lugar do pódio foi conquistado pela atleta do Clube Náutico de Ponte de Lima, Ana Barreiros Pereira. Ainda nesta quinta-feira, a atleta Limiana Beatriz Fernandes voltou a subir ao pódio, pela conquista da medalha de bronze em C1 sénior feminino Short Race.

E este dia primeiro dia de provas de Séniores, Sub 23 e Juniores, terminou em grande, com o Campeão Olímpico, Fernando Pimenta a conquistar “um título muito especial, na sua terra natal”, Campeão do mundo K1 Short Race sénior masculino. O canoísta limiano concluiu a prova de 3,4Km em 12.49,12 minutos.

Fernando Pimenta volta à competição amanhã, sábado, 1 de outubro, às 16h05 em k1 sénior masculino, e no domingo, 2 de outubro, às 14h00 em k2 sénior masculino.

Beatriz Fernandes e Fernando Pimenta conquistam ouro
Comentarios