viernes. 29.03.2024

O Município de Ponte de Lima promove a apresentação do livro 'Tópicos Atípicos', da autoria de Cláudio Lima, no próximo dia 08 de outubro de 2022, pelas 16h00, no Auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima.

Trata-se de uma obra que integra um conjunto de textos sobre alguns escritores portugueses de ontem e de hoje, publicados na imprensa regional e nacional ao longo dos últimos anos. Neles se reflete uma visão independente e desalinhada, não acriticamente apologética nem sistematicamente negativista.

O A. entende existirem muitos equívocos, falácias e cumplicidades concorrentes a interpretações vesgas e deformadoras de muita da nossa produção literária. Denunciar tal status quo e a medíocre promiscuidade que o alimenta tem sido o propósito que tem alimentado a elaboração e divulgação destes trabalhos, agora reunidos.

Marque presença no lançamento de “Tópicos Atípicos” e conheça a mais recente produção literária deste autor limiano.

Sobre o autor:

Cláudio Lima é pseudónimo de Manuel da Silva Alves, natural de Calvelo, Ponte de Lima. Estudou nos Seminários Franciscanos, onde obteve o curso de Filosofia. Em 1967 foi mobilizado como alferes miliciano para a guerra do Ultramar (Norte de Angola) onde se manteve até 1969. Serviu a Caixa Geral de Depósitos em Portugal e no Brasil, da qual se encontra aposentado. Casado, dois filhos, radicado em Braga.

Iniciou-se muito jovem nas lides da escrita, colaborando em revistas escolares e suplementos juvenis, entre eles o do Diário de Lisboa, que acolheu as primícias de muitos escritores então revelados. Tem significativa e variada colaboração dispersa por jornais e revistas de Portugal, Angola, Brasil e Galiza, nas modalidades de poesia, conto, crónica, crítica literária e social, ensaio, diarística, etc.

Está representado em mais de trinta obras coletivas.

Tem merecido da crítica especializada referências muito positivas, como o Prémio Nacional de Poesia “Fernão de Magalhães Gonçalves” 2008, entre outros.

Foi distinguido com a Medalha de Mérito Cultural pelo Município de Ponte de Lima.

É Sócio da APE - Associação Portuguesa de Escritores.

'Tópicos Atípicos', novo livro da autoria de Cláudio Lima
Comentarios