viernes. 29.03.2024

Encontramo-nos perante um romance da autoria de Isabel Coma, publicado em 2019, cujas raízes mergulham num evento da vida real que pode ocorrer na trama vivencial de muito casais.

O escritor luso José Ribeiro da Costa, en Montes Claros, Lisboa.

Carlota, profundamente apaixonada por Xavier, vê partir o seu noivo para a guerra e onde vai ser dado como desaparecido.

Ribeiro da Costa faz uma recensão crítica do romance ‘El marido de Carlota’ para Diario Luso-Galaico.

Carlota não mais consegue apagá-lo do pensamento alimentando sempre a esperança do seu regresso. Como isso não acontece, casa por conveniência com Ramiro, irmão de Xavier que se encontrava apaixonado por ela. Neste casamento sem amor, radica a infelicidade dos dois cônjuges pois as relações de Carlota com Ramiro eram formais e frias.

Sem se saber porquê, Ramiro fica paralisado do braço e da perna direita. Um psiquiatra jovem, Perico, sobrinho de Carlota, descobre que as causas da paralisia de Ramiro não se situam no domínio físico mas na esfera intelectual e afetiva. Por isso aconselha Carlota a ter com Ramiro uma relação diferente, com manifestações de carinho mais relevantes. Esta nova atitude resultou e Ramiro curou-se fisicamente; porém nem tudo ficou solucionado porquanto Ramiro sentia que essas manifestações  de Carlota  provinham da vontade e não do coração.

Só quando Perico conseguiu desterrar da mente de Carlota a ideia do possível regresso de Xavier, é que ela se entregou de alma e coração ao seu marido conseguindo assim a verdadeira felicidade do casal.

“El marido de Carlota” é um romance onde sobressai um estilo simples, desataviado, que não precisa de recursos estilísticos para se impor pela sua força persuasiva e com diálogos bem conseguidos que quebram, por vezes, alguma monotonia da narração.

A ação do romance vai evoluindo com eventos da vida familiar como a longa viagem de núpcias, a ida ao teatro assistir à  peça “Otelo” de Shakespeare. Carlota que assume o papel de narradora participante, aproveita estas circunstâncias para fazer ressaltar as oposições dos cônjuges na apreciação dos acontecimentos narrados.

O romance prende o leitor pelo enlace natural e emotivo das sequências narrativas que se vão encaminhando para um desenlace inesperado. Esse desenlace é proporcionado por Perico, através da aplicação dos seus conhecimentos de psiquiatria a este caso concreto.

José Ribeiro da Costa, profesor e escritor luso

"Neste casamento sem amor, radica a infelicidade dos dois cônjuges pois as relações de...