domingo. 30.11.2025

O dia 19 de Junho será dedicado, em Ponte da Barca, a duas atividades – uma exposição e um concerto - evocativos dos 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, contando com o alto-patrocínio da Estrutura de Missão do V Centenário da Primeira Viagem de Circum-Navegação e do Museu Nacional da Imprensa.

Assim, a Loja Interativa de Turismo / Centro Interpretativo Fernão de Magalhães vai receber a exposição “Prémio Especial de Caricatura Fernão de Magalhães - PortoCartoon World Festival”. O criativo acervo é composto por cerca de 72 caricaturas do Prémio Especial de Caricatura integrado no 21º PortoCartoon-World Festival e dedicado à figura mundial da história dos Descobrimentos, que há cinco séculos iniciou a primeira viagem de circum-navegação.

A mostra integra setenta trabalhos de artistas de vários países como Bósnia, Brasil, China, Egipto, Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Irão, Quénia, Servia, Turquia e, nomeadamente, o desenho do vencedor do 1º prémio, o artista português Pedro Ribeiro da Silva.

A exposição, comissariada pelo diretor do Museu Nacional da Imprensa, Luiz Humberto Marcos, estará patente até ao dia 16 de Julho.

Luísa Amaro.

LUÍSA AMARO

No mesmo dia, às 21h30, no Jardim dos Poetas, vai ter lugar um concerto de música de Luísa Amaro, que vai apresentar o seu trabalho discográfico “Mar Magalhães”. Nas palavras de Luísa Amaro: "É desta forma que surge mais uma viagem, neste caso em homenagem ao feito Fernão Magalhães, onde cada música, cada elemento se dirige a alguém que se reconheça neste ambiente e nesta paleta de cores e de sons tão diversos”.

Luísa Amaro conquistou, desde há muito, e graças ao seu invulgar talento e personalidade, um lugar à parte no panorama dos cultores da guitarra portuguesa. Discípula de Carlos Paredes e, por isso, também continuadora dele e de Artur Paredes, Luísa Amaro soube construir, no instrumento a que se dedicou, uma presença própria, sendo, sem margem de dúvida, a mais destacada das raríssimas mulheres que se dedicam ao mesmo.

O concerto, cumprindo todas as normas de segurança impostas pelas entidades competentes, vai ter lugares limitados à capacidade do espaço e será transmitido em direto da página de facebook da autarquia.

Luísa Amaro vai apresentar o seu trabalho discográfico 'Mar Magalhães'