viernes. 29.03.2024

No próximo dia 26 de junho, domingo, o Parque da Torre de Vilar, em Lousada, acolhe o Festival Ver do Bago.

Um evento, de entrada livre, para despertar todos os sentidos, com uma vasta programação cultural, da música à dança, passando pelo teatro e pela poesia. Animação permanente com um DJ, gastronomia, oficinas para os mais novos e uma ampla área verde de lazer completam o programa para uma tarde de verão perfeita.

Festival Ver do Bago - Programa:
14h00 - Academia de Dança Liliana Castro;
14h30 - Conservatório de Dança do Vale do Sousa;
15h00 - PT Dance Academy;
15h30 - Merenguita - Escola de Dança de Salão;
16h00 - School Dance Lousada;
16h15 - Pedaços de Nós - Teatro | Freamunde;
16h30 - DJ Giorgio;
17h00 - Açanar e Abantar;
17h30 - Propagode;
18h00 - Contilheiras | "Pimenta na Boca" [M/12];
18h45 - Aromas do Verde + Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto;
19h15 - Zé Faria;
19h45 - Hugo Rangel;
20h00 - DJ Giorgio.

Este evento assinala a reta final do projeto Ver do Bago, um Brinde entre Deus e os Homens, iniciado em maio de 2021, e que propôs um ciclo de três exposições em torno da relação material e simbólica entre a vinha e a paisagem cultural e humana dos vales do Sousa, Douro e Tâmega.

O ciclo iniciou-se com o Ver do Bago nos Mosteiros, em Ancede, Baião, e seguiu depois, em setembro, para o Ver do Bago nos Santos, na Igreja dos Capuchos, em Penafiel. O Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, tem patente, até 26 de junho, a última exposição do ciclo: Ver do Bago no Sangue.

Para além das exposições, o projeto Ver do Bago incluiu ainda outras atividades culturais complementares, de carácter original, como a performance Di’Vine e o espetáculo musical itinerante Inventar-se de Gente. No dia 7 de agosto, domingo, pelas 21h30, o coletivo Sopa de Pedra atua na Torre dos Alcoforados, em Lordelo, Paredes.

O Festival Ver do Bago, promovido pela Rota do Românico com o apoio da Junta de Freguesia de Vilar do Torno e Alentém, está enquadrado na operação O Vinho, a Arte e os Homens, cofinanciada pelo Norte 2020Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Festival Ver do Bago
Comentarios