jueves. 25.04.2024

Integrada na candidatura “LowPlast–a arte de reduzir o plástico”, o artista Acácio de Carvalho realizou uma pintura mural com inspiração num jogo de elementos geométricos e animais do mundo marinho e dos Oceanos em geral. O objetivo? Alertar para a problemática da poluição ambiental em geral e, em particular, para o excesso do uso de plástico e consequente poluição dos oceanos.

Acácio de Carvalho.

Trata-se de mais um projeto de arte pública criado por Acácio de Carvalho, que pode ser visitado e observado no espaço exterior do Aquamuseu do Rio Minho (Parque de Lazer do Castelinho). Nas palavras do artista, o intuito é “sensibilizar para a redução e prevenção de plásticos no ambiente aquático e motivar a mudança de comportamentos na defesa do ambiente”.

Indo ao encontro do público, “a paisagem envolvente não funciona como um fundo, antes se transforma, na própria génese constitutiva e indissociável da manifestação artística”, acrescenta o autor.

A pintura, que possui cerca de 50 metros de largura, conta com a colaboração de Daniela Carvalho e Lúcia Nunes. O trabalho será apresentado ao público, amanhã (13 de julho), pelas 11h30, no âmbito das celebrações do 16º aniversário do Aquamuseu do rio Minho.

A intervenção surge no âmbito do projeto “LowPlast – a arte de reduzir o plástico”, promovido pelo Aquamuseu do Rio Minho – Município de Vila Nova de Cerveira, em parceria com a Fundação Bienal de Arte Cerveira, a Associação Portuguesa do Lixo Marinho e o Instituto Interdisciplinar de Artes – DTK (Noruega), financiado pelos EEA Grants. O projeto engloba, ainda, ações de monitorização, disseminação de boas práticas e criação de elementos artísticos, no qual se enquadra a participação da Fundação Bienal de Arte de Cerveira.

Pintura mural Acácio de Carvalho.

Recorde-se que Acácio de Carvalho foi premiado na Bienal Internacional de Arte de Cerveira em 2001 e tem vindo a colaborar com a Fundação Bienal de Arte de Cerveira na criação de projetos artísticos de grande escala, como em 2018 a obra “Assalto ao Castelo” em Vila Nova de Cerveira e, em 2019, a pintura de um mural na vila de San Sperate (Sardenha, Itália).

Acácio de Carvalho pinta mural de 50 metros no Aquamuseu do Rio Minho