lunes. 17.11.2025

Valença celebra o Dia Nacional do Peregrino e oferece sabores da tradição na porta de entrada dos Caminhos de Santiago

Valença celebrou o Dia Nacional do Peregrino (13 de outubro) com um acolhimento especial na Fortaleza, oferecendo uma pulseira distintiva e as tradicionais "Biscoitas Milhas". A iniciativa reforça a importância de Valença como a grande porta de entrada do Caminho Português em Galiza, onde convergem três rotas.
Peregrinos recebem as tradicionais "Biscoitas Milhas" e uma pulseira especial na Loja de Turismo de Valença, um acolhimento da cidade no Dia Nacional do Peregrino (13 de outubro).
Peregrinos recebem as tradicionais "Biscoitas Milhas" e uma pulseira especial na Loja de Turismo de Valença, um acolhimento da cidade no Dia Nacional do Peregrino (13 de outubro).

 O Município de Valença assinalou o Dia Nacional do Peregrino, celebrado a 13 de outubro, com um acolhimento especial a todos os caminhantes que passaram pela Loja de Turismo, situada na emblemática Fortaleza.

Como gesto de boas-vindas e marca de distinção da cidade, Valença ofereceu aos peregrinos dois símbolos únicos da sua identidade:

  1. Uma pulseira azul com as letras “Valença sem Fronteiras – Este é o Caminho”.

  2. Um saquinho com as tradicionais “Biscoitas Milhas de Valença”, uma doçaria conventual cuja receita nasceu no antigo Convento do Bom Jesus, na Fortaleza, criada pelas freiras Clarissas.

Ponto de encontro dos Caminhos

Valença reforça o seu papel como um ponto nevrálgico nas rotas de peregrinação rumo a Santiago de Compostela. O concelho é o ponto de convergência do Caminho Português Central, do Caminho Português da Costa e do Caminho das Torres, posicionando-se como a grande porta de entrada do Caminho Português na Galiza.

ValençaPertegrinos1
ValençaPertegrinos1

A experiência em Valença é singular: o peregrino pode estar em pleno Caminho e, ao atravessar a ponte internacional sobre o rio Minho, ter "um pé em Portugal e outro em Espanha", contemplando a imponente Fortaleza de Valença de um lado e a Catedral de Tui do outro.

Nos traçados pelas terras valencianas, os peregrinos podem "respirar tradição e fé, por percursos carregados de memórias, com um rico e vasto património natural e edificado singular". A iniciativa do Dia do Peregrino visa valorizar a fé e a tradição valenciana junto dos milhares de peregrinos que atravessam a cidade.

Valença celebra o Dia Nacional do Peregrino e oferece sabores da tradição na porta de...
Comentarios