domingo. 26.05.2024

O Ministro da Economia, Pedro Reis, e o Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, reuniram-se com os principais parceiros do Turismo, incluindo entidades e agências regionais de promoção turística, para definir a estratégia do setor. 

Nesta primeira reunião do Governo com o Conselho Estratégico de Promoção Turística, Pedro Reis apontou a clara importância estratégica do setor para a economia portuguesa, realçando que «o Turismo faz parte da nossa identidade». 

O Ministro afirmou que Portugal deve ter um Turismo com valor acrescentado, capaz de reter talento, com forte aposta numa agenda verde e na internacionalização. 

«Estamos cá para acelerar crescimento sustentado da nossa economia, apostando nos setores estratégicos como é o do Turismo», disse, acrescentando a importância do trabalho em parceria e de proximidade na ação. 

As entidades do setor reportaram a boa recuperação da atividade após a pandemia e apontaram para que no ano de 2024 sejam superados os melhores números de 2019 em todas as regiões do País. 

A promoção externa para os próximos anos deverá fomentar a oferta comercial de produtos diferenciados para segmentos mais exigentes, como é o caso do Turismo de Cultura, de Arquitetura, de Gastronomia e do Vinho.

Ficou também definida que uma das prioridades estratégicas a seguir nos próximos anos será investir em mercados que permitam um maior crescimento do valor e de redução da sazonalidade, dando particular ênfase aos mercados dos Estados Unidos, Canadá, China, Coreia do Sul e Turquia. 

Governo e Conselho Estratégico definem prioridades do turismo para 2024
Comentarios