domingo. 21.04.2024

Conhecido como o Berço D’Douro, o Município de Santa Marta de Penaguião, que vai do Douro ao Marão, decretou 2024 como o “ano oficial” para “trilhar” o concelho, de lés a lés.

“O município possui 80 km de Pequenas Rotas (PR) homologadas, 20 Km de Caminhos de Santiago, e vamos pegar nestes recursos para promover todo o nosso potencial turístico”, sublinha o presidente da Câmara, Luís Reguengo.

Os seis momentos planificados dividem-se por seis fins-de-semana que acontecem ao longo do ano, em que o primeiro dia (sábado) é dedicado a atividades diversas de valorização da gastronomia, vinhos, património, arte e cultura, e o segundo dia contempla uma caminhada pelas PR homologadas, que cruzam aldeias, quintas, vinhas, vales e montes, e levam o caminhante a imergir em paisagens simplesmente deslumbrantes. A vice-presidente da autarquia, Sílvia Silva, fala do concelho com paixão como quem fala de poesia: “Queremos que as pessoas venham vivenciar e sentir Santa Marta, queremos que sintam esta ligação profunda com a natureza, que se inspirem nas vistas panorâmicas, nos vales verdejantes…temos tudo!”.

É com esta paixão que a empresa PORTUGALNTN, parceira na organização, quer apresentar o potencial de Santa Marta para desenvolver “produtos turísticos”. “Os recursos estão no território, mas muitas vezes as pessoas nem têm consciência do valor das pequenas coisas, da riqueza que aqui guardam. O que nós fazemos é simplesmente aproveitar os recursos que estão cá, mostrar às pessoas a importância que lhe damos, ‘empacotá-los’ e apresentá-los de forma organizada”, refere um dos responsáveis pela empresa, Domingos Pires.

SMP_3
SMP_3

“Nós temos tudo”, reforça o edil, realçando que este projeto é uma excelente forma de “rentabilizar” a aposta que foi feita na criação e homologação das PR’s e uma demonstração para que os operadores turísticos possam, também eles, replicar ideias ou inspirarem-se para desenvolver outras, mas que que sirvam para explorar efetivamente o potencial existente.

O “Ano Oficial para Trilhar Santa Marta de Penaguião” começa já em meados de março, nos dias 16 (sábado) e 17 (domingo), um fim-de-semana em que o pedestrianismo se alia ao Campeonato Nacional de Enduro, com um convite para descobrir o Douro, privilegiando o vinho, as tradições e a padroeira da Região Demarcada do Douro - Santa Marta.

Os dias 27 e 28 de abril são para “Trilhar o Marão”, com enfoque na biosfera da Serra do Marão, e em dois momentos diferenciadores: ser pastor por uma manhã e, à noite, uma visita guiada ao céu, uma experiência de astronomia fantástica.

A 29 e 30 de junho o convite é para “Trilhar Belas Vistas”, para sentir as faldas do Marão, as águas refrescantes do rio Aguilhão e ainda “pôr as mãos no barro”, numa experiência de olaria.

O dia 25 de julho é para “Trilhar o Caminho” (Caminho Português de Santiago do Interior), pela rota de peregrinação medieval que atravessa o concelho.

No último fim-de-semana de setembro, dias 28 e 29, acontece o “Trilhar as Vindimas”, numa época em que o Douro está em festa, as uvas são colhidas e transportadas para o lagar, e os participantes podem participar nestas atividades, nomeadamente, na vindima e na pisa das uvas.

Termina este ano oficial para Trilhar Santa Marta de Penaguião nos dias 23 e 24 de novembro a “Trilhar a Castanha”, com um novo convite para subir à serra do Marão, desfrutar da magia das cores da natureza no outono, percorrer a margem do rio Aguilhão e apreciar os sabores da castanha e do mel, produtos de excelência neste concelho.

Para além de tudo isto está prevista a realização de diversos ateliers e workshops, com temáticas diversas, visitas a quintas e provas de vinho, e, sobretudo, muita alegria e animação.

Uma oportunidade para conhecer um concelho que exibe com vaidade a paisagem deslumbrante e bucólica do Douro, Património Imaterial da Humanidade, e, ao mesmo tempo, a rudeza agressivamente bela da Serra do Marão, que quase alcança o céu.

Do Douro ao Marão a Trilhar Santa Marta de Penaguião
Comentarios