viernes. 26.04.2024

Feiras Novas, o maior congresso ao vivo da cultura em Portugal

A Romaria de Noite e de Dia, abre solenemente esta quarta – feira, dia 7 de setembro, às 21h30 horas com o Encontro Concelhio de Concertinas, seguindo-se a arruada de concertinas e a abertura oficial da iluminação às 22h30.
Inauguración de Feiras Novas 2015.
Inauguración de Feiras Novas 2015.

As Feiras Novas de Ponte de Lima estão de regresso. Consideradas como “o maior congresso ao vivo da cultura em Portugal” elevam a cultura através do folclore, das tocatas de concertina, dos concertos de bandas de música, dos concursos pecuários e dos expressivos cortejos, o etnográfico, histórico e a imponente procissão em honra da Senhora das Dores.

Este ano com um programa que restitui a animação e a euforia das tradicionais Feiras Novas, homenageando uma das suas figuras mais emblemáticas - Zé Cachadinha, artista popular, detentor de uma das vozes mais inconfundíveis e genuínas das cantigas ao desafio.

Integrado no programa das Feiras Novas 2022, será apresentado o livro “Uma Vida ao Desafio – Homenagem a Zé Cachadinha”, no dia 8 de setembro, às 18 horas na Praceta do Paço do Marquês, como forma de homenagear o tocador de concertina e cantador ao desafio que mais ilustrou o nosso património cultural imaterial.

A Romaria de Noite e de Dia, abre solenemente esta quarta – feira, dia 7 de setembro, às 21h30 horas com o Encontro Concelhio de Concertinas, seguindo-se a arruada de concertinas e a abertura oficial da iluminação às 22h30.

A noite de quinta-feira é dedicada à música filarmónica, com a atuação da Banda de Música de Estorãos.

Os cantares ao desafio, o fado e o concerto de tunas marcam a noite de sexta – feira, dia 9 de setembro.

A manhã de sábado regista um dos grandes momentos das Feiras Novas, onde a vaidade dos criadores é justificada pelos belos exemplares que apresentam no tradicional Concurso Pecuário no picadeiro grande na Expolima, a partir das 08h30, terminando com o desfile dos participantes na Alameda de S. João, pelas 12h15 horas.

O ribombar dos Zés Pereiras e Gaiteiros são um dos estímulos das Feiras Novas, animando as ruas durante os dias de festa e promovendo a atração dos forasteiros, com fortes despiques, e a concentração no Largo de Camões, a partir do meio-dia.

Os usos e costumes do povo limiano têm o seu representante máximo no sábado durante o Cortejo Etnográfico, que percorre as principais ruas e avenidas da Vila, a partir das 16h00. Na Expolima realiza-se ao longo da tarde, a Corrida de Cavalos de Passo travado e o III Concurso Nacional de Equinos de Raça Garrana.

A noite de sábado é a noite das rusgas e concertinas. A noite mágica das rusgas e das concertinas. Em cada canto, em cada esquina, um pouco por toda a Vila a concertina é rainha.

No domingo mantém-se a tradição com os concertos filarmónicos no Largo de Camões e a concentração de Zés Pereiras e Gigantones às 12h15 horas.

O Cortejo histórico “D. Teresa e o Lugar de Ponte” a partir das 15h30, dotado de uma história apaixonante, e de uma cultura rica em usos e costumes.

Na Expolima, a partir das 18 horas há tourada com os cavaleiros Filipe Gonçalves, Marco Bastinhas e Soraia Costa.

O Festival de Folclore no domingo à noite apresenta dois palcos, na Expolima e no Largo da Lapa. O festival conta com a participação dos grupos de folclore do concelho que cantam e dançam até ao lançamento do fogo-de-artifício – Fogo do Meio.

Na segunda-feira, última feira franca, o dia é dedicado às celebrações religiosas em honra de Nª Srª das Dores. A majestosa procissão percorre as principais ruas do Centro Histórico a partir das 16h30. As bandas de música despedem-se das Feiras Novas num concerto no Largo de Camões, às 19h00.

As Feiras Novas encerram na segunda-feira à noite com a verbena Popular a partir das 23 horas no Largo de Camões, com a atuação do grupo“Função Pública”.

Em Ponte de Lima encerra-se da melhor forma o ciclo das grandes romarias minhotas, com as tradicionais Feiras Novas.

Feiras Novas, o maior congresso ao vivo da cultura em Portugal
Comentarios