viernes. 26.04.2024

Depois da presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021 com Antoine Launay na especialidade de slalom, é a vez de a DKC de Viana ter uma atleta presente nos Olímpic Hopes (Esperanças Olímpicas), agora na especialidade olímpica de Regatas em Linha (Velocidade) com Maria Enes, cadete feminina.

A atleta da DKC de Viana conquistou vaga em quatro tripulações_

- k2 200m, k2 500m, k2 1000m assim como em k4 para os Olimpic Hopes/2022, que se vão realizar em Bratislava, na Eslovénia de 8 a 11 de Setembro.

A atleta foi treinada desde a iniciação (8 anos) pela treinadora Abril Rivera da DKC de Viana, sendo atualmente acompanhada pelo técnico nacional André Coelho da Federação Portuguesa de Canoagem.

A competição conta com 38 países inscritos, entre os quais Portugal  - https://oh2022.canoe.sk/

Não obstante, a DKC de Viana vai sentindo dificuldades de apoio quer a nível da competição, quer a nível da organização de competições e neste caso em concreto a nível do Alto Rendimento.

O Projeto olímpico da DKC de Viana iniciou em 2012 e teve como corolário a presença nos Jogos Olímpicos de um seu atleta ao serviço da selecção nacional.

Datos adjuntos sin título 00011
FPC.

Tem fornecido vários atletas a selecções nacionais em diferentes especialidades e alguns atletas que tem conseguido resultados de nível nas selecções nacionais tiveram os seus inícios na DKC de Viana.

O alto rendimento olímpico do clube já foi apoiado especificamente uma vez, na preparação do atleta Olímpico Antoine Launay nos anos de 2020 e 2021..

Neste momento em certas disciplinas, a FPC apenas tem recursos para pagar estadia e inscrições, sendo que as viagens aos locais de competição e de estágios ficam a cargo dos clubes e dos atletas.

Foi assim com um atleta Sub 23 e sénior da DKC na sua deslocação a Itália, Ivrea para a sua participação no campeonato da europa, em que metade das despesas ainda estão por pagar ao competidor, ou como a DKC teve de comparticipar na compra de uma embarcação que se partiu nos campeonatos da europa do ano passado.

 E para além de ter estado doente, convocado para o Campeonato do Mundo de slalom pela FPC, também não poderia ir por falta de condições financeiras do clube.

O mesmo acontece com o seu atleta júnior de referencia  no slalom, jovem promessa que venceu a Taça Ibérica de slalom, a selectiva nacional e que seria o seu sonho de júnior ir aos campeonatos da europa mas que a DKC de Viana não conseguiu verbas nem para estágio nem para a competição.

Ainda a DKC se propôs a lutar por uma célula de alto rendimento, no clube, em vão.

Assim, por falta de apoio e por falta de execução de outros apoios devidos à DKC que estão a provocar grandes constrangimentos a esta associação, como já é público, o projecto olímpico da DKC de Viana encontra-se comprometido, tendo já como miragem os Jogos Olímpicos de Paris/2024, que se esperava à semelhança de Tóquio ter uma representação de um atleta deste clube vianense

Num ciclo olímpico tão curto de apenas três anos as vicissitudes pagam-se caro.

Por isso as instituições públicas deveriam concentrar as atenções em quem já tem provas dadas, pois a DKC de Viana foi a única no concelho a ter conseguido que um atleta seu estivesse nos últimos JO e é um dos raros clubes (senão o único) de Viana a ter conseguido levar um atleta aos Jogos em toda a história desportiva da cidade de Viana.

Mas agora parece que nada disso interessa.

De apoios por ter atingido esse feito, nenhum.

De Jogos Olímpicos só se fala de 4 em 4 anos.

E ainda provocam o agravamento da condição financeira que já impediu que a DKC de Viana estivesse presente em duas provas e em dois estágios da selecção nacional, assim como num campeonato da europa e um do mundo.  

Mas a realidade é dura e o clube assume que viver com ela, sabendo que as alternativas do passado não são as alternativas do futuro.

O nosso projecto continua e continuamos a trabalhar voluntariamente com crianças e jovens.

Maria Enes convocada para Olímpic Hopes pela selecção nacional
Comentarios