martes. 04.11.2025

 A Sociedade de Geografia de Lisboa acolheu, na passada terça-feira (20 de maio), a apresentação do livro “Monumentos ao Emigrante – Uma Homenagem à História da Emigração Portuguesa”. A obra, da autoria do historiador Daniel Bastos e do fotógrafo Luís Carvalhido, cataloga os monumentos de homenagem aos emigrantes existentes em todos os distritos de Portugal continental e nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

A sessão de apresentação encheu a sala da Sociedade de Geografia, reunindo dirigentes associativos, agentes políticos, académicos, emigrantes e lusodescendentes. A apresentação esteve a cargo de Maria Beatriz Rocha-Trindade, Presidente da Comissão de Migrações da Sociedade de Geografia de Lisboa, que assina o posfácio da obra. Rocha-Trindade descreveu o livro como “uma valiosa contribuição para o conhecimento da História de Portugal”, destacando a abrangência do conhecimento proporcionado sobre o fenómeno migratório e a variedade de olhares interpretativos sobre a sociedade e a cultura portuguesas que os dados associados possibilitam.

Na mesa de honra marcou presença José Cesário, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, que sublinhou a importância do livro na valorização da memória da emigração portuguesa. Cesário elogiou o trabalho dos autores, referindo-se a Daniel Bastos como um “lutador dedicadíssimo por estas questões das comunidades”.

Esta nova obra bilingue (português e inglês), com tradução de Paulo Teixeira e prefácio do filósofo e escritor Onésimo Teotónio Almeida, convida a uma viagem pelo passado, presente e futuro da imagem e memória da emigração em Portugal. Através de um itinerário traçado por Daniel Bastos e ilustrado pelas fotografias de Luís Carvalhido, o livro percorre mais de uma centena de monumentos dedicados ao emigrante, desde os mais simples nas aldeias do interior aos mais grandiosos nas cidades.

O roteiro evidencia as motivações da partida, os destinos da emigração (França, Brasil, EUA, Canadá, Venezuela, Austrália, África do Sul, Alemanha, Suíça, Bélgica e Luxemburgo, entre outros), a celebração de figuras importantes das comunidades e a constante evocação da saudade.

"Monumentos ao Emigrante" é uma obra pioneira, realizada com o apoio institucional da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e da Sociedade de Geografia de Lisboa. Ao apresentar uma história concisa e ilustrada da diáspora, presta tributo aos milhões de emigrantes e lusodescendentes que, como protagonistas anónimos, contribuíram para o desenvolvimento de Portugal e dos países que os acolheram.

Livro 'Monumentos ao Emigrante' apresentado em Lisboa resgata a memória da diáspora...
Comentarios