domingo. 28.04.2024

Bienal Internacional de Arte de Cerveira

A Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) vai apresentar ao público, a partir deste sábado, o documentário da XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira, que decorreu de 16 de julho a 31 de dezembro de 2022 em Vila Nova de Cerveira e registou cerca de 25 mil visitantes. A estreia está agendada para as 16h00, no Open Space do Fórum Cultural de Cerveira (entrada norte), e contará, ainda, com uma conversa sobre programa da FBAC para o biénio 2023/2024.

Documentário da XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira estreia este sábado.
Documentário da XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira estreia este sábado.

2022 foi ano de XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira. Entre 16 de julho e 31 de dezembro, Vila Nova de Cerveira foi palco deste certame dedicado à produção artística contemporânea. No total foram apresentadas cerca de 270 obras, de cerca de 318 artistas de 29 países.

No próximo sábado, 22 de abril, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira convida o público a recordar os melhores momentos desta que foi a vigésima segunda edição da bienal de arte mais antiga da Península Ibérica. “Queremos que esta estreia reúna todos os agentes envolvidos na produção deste que é um dos eventos maiores da arte contemporânea no cenário nacional: os artistas, os parceiros, as equipas envolvidas, os decisores políticos, os públicos e a comunidade local em particular”, explica o Presidente da FBAC, Rui Teixeira.

Recorde-se que o evento teve como tema 'we must take action / devemos agir' e pretendeu refletir sobre questões urgentes como o ambiente e a sustentabilidade, um desafio que foi lançado à comunidade artística e ao público em geral. Com direção artística de Helena Mendes Pereira, o certame adotou o modelo de 1978, com algumas novidades nas orientações programáticas: homenagem a Helena Almeida, país convidado - Japão, concurso internacional, artistas convidados, conferências internacionais, residências e intervenções artísticas, atividades em todo o concelho de V. N. de Cerveira, polos de exposição no Minho e na Galiza, projetos curatoriais, oficinas, visitas orientadas e arte em espaço público.

A XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira registou cerca de 25 mil visitantes e participantes na programação paralela. No âmbito do programa “De Município das Artes a Município para as Artes”, com curadoria de Mafalda Santos, participaram 30 artistas em 15 residências artísticas, nas 15 freguesias de Vila Nova de Cerveira. Foram realizadas 50 visitas orientadas e 40 atividades paralelas (ateliers e workshops, conferências, formações, apresentações públicas, intervenções artísticas, etc.).

O evento terminará com uma conversa sobre o programa para o Biénio 2023/2024, pela equipa curatorial e de programação composta por Helena Mendes Pereira e Mafalda Santos.

De referir que o documentário resulta de uma produção da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, com a realização de Luís Lagadouro e que conta com o apoio da República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes.

Bienal Internacional de Arte de Cerveira
Comentarios