viernes. 01.03.2024

Bienal Internacional de Arte de Cerveira, concurso internacional aberto pela primeira vez para obras e intervenções artísticas

Encontra-se aberto o Concurso Internacional para a XXIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira, esta edição com a novidade de apresentação de obras e intervenções artísticas. A bienal de arte mais antiga do país regressa em 2024, de 20 de julho a 30 de dezembro, sob o tema “És livre?”.

Intervenção artística Olho da Rua, Oficina Arara 2023.
Intervenção artística Olho da Rua, Oficina Arara 2023.

A XXIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira vai convidar artistas e pensadores a refletir em torno do tema da liberdade, problematizando questões associadas aos valores democráticos conquistados na Revolução de Abril de 1974 e nos quais se alicerça o legado histórico e cultural erigido pela Bienal Internacional de Arte de Cerveira, cuja origem remonta a 1978.

O concurso internacional da XXIII BIAC procura, assim, propostas artísticas que possam refletir sobre o presente e fazer eco das principais questões da contemporaneidade, na afirmação dos valores da liberdade, igualdade, diversidade e representatividade de minorias, promovendo a criação artística contemporânea como fator de empoderamento dos cidadãos e do território.

Destinado a artistas de todo o mundo, o concurso prevê a atribuição de 20 mil euros em Prémios Aquisição Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira. São elegíveis candidaturas, nacionais ou internacionais, de indivíduos ou coletivos de artistas com uma ou duas obras recentes (produzidas nos últimos 24 meses) e que não tenham sido expostas, ou seja, inéditas. Pela primeira vez, o concurso internacional contemplará, ainda, propostas de intervenção artística, como a performance, a realização de oficinas ou outros projetos de caráter participativo e efémero que integrarão a programação paralela. 

Bienal Internacional de Arte de Cerveira, concurso internacional aberto pela primeira...
Comentarios