jueves. 02.05.2024

A Residência Oficial do Primeiro-Ministro acolhe todos os anos uma seleção de obras de artistas contemporâneos portugueses, pertencentes a uma coleção privada. Uma oportunidade para o público conhecer trabalhos de nomes consagrados e descobrir alguns dos mais promissores artistas nacionais.

Distribuídas pelas principais salas e espaços protocolares do Palacete de São Bento, estão 40 obras de 33 artistas, representando seis décadas de arte portuguesa. As pinturas, esculturas e fotografias foram escolhidas pelo curador Sérgio Fazenda Rodrigues a partir da coleção Manuel de Brito.

No sentido dos ponteiros do relógio: "Polen: Morse segundo Braile", de Eduardo Batarda; "Sem título", de João Queiroz; "Sem título", de Noronha da Costa;  "Arca de Noé", de Júlio Pomar e "Variations sur le Bain Turc", de Eduardo Luiz.

Esta é a sétima edição da Arte em São Bento, iniciativa inaugurada em 2017 com o objetivo de afirmar a vitalidade da produção artística nacional.

 COLEÇÃO MANUEL DE BRITO

Iniciada na década de 1960 por Manuel de Brito (1928-2005), galerista e figura fundamental da cultura nacional, fundador da mais antiga galeria em atividade em Lisboa - a Galeria 111 –, a Coleção Manuel de Brito reúne um dos maiores acervos privados de arte portuguesa do século XX.

Para esta iniciativa foram escolhidos artistas de várias gerações que romperam com os códigos e as convenções que o antigo regime ditou. Em vésperas da celebração dos cinquenta anos do 25 de abril, a exposição capta a voz de liberdade que todos estes artistas afirmaram, da mais séria à mais sarcástica, da mais formal à mais desconcertante.

Inauguração
Quarta-feira, dia 4 de outubro de 2023, às 17h00. 

Abertura ao público
A Residência Oficial do Primeiro-Ministro abre ao público para visitas à exposição no dia 5 de outubro, entre as 15h00 e as 19h00, com entrada livre.  A partir desse dia, a Arte em São Bento – Coleção Manuel de Brito poderá ser visitada no primeiro domingo de cada mês. A coleção mantém-se até setembro de 2024.

Artistas 
Ana Pérez-Quiroga
Ana Vidigal
António Dacosta
António Palolo
Bruno Pacheco
Diogo Evangelista
Eduardo Batarda 
Eduardo Luiz
Eduardo Nery
Fátima Mendonça
Helena Almeida
João Hogan
João Leonardo
João Queiroz
Joaquim Rodrigo
Jorge Santos
José Escada
Júlio Pomar
Lourdes Castro
Manuel Baptista
Maria Helena Vieira da Silva
Menez
Nikias Skapinakis
Noronha da Costa
Paula Rego
Pedro Gomes
Pedro Paixão
Pedro Vaz
Rodrigo Oliveira
Rui Chafes
Rui Sanches
Samuel Rama
Urbano

A arte está de volta a São Bento
Comentarios