sábado. 27.04.2024

Com o objetivo de fomentar esse tipo de viagem, o setor privado em colaboração com o Ministério da Cultura e Turismo da Türkiye desempenhou um papel fundamental na busca pelo sucesso e pela inovação, desenvolvendo produtos com estadias curtas, como eventos internacionais, torneios esportivos e festivais.

TURISMO HISTÓRICO

Buscando aumentar o número de atrações turísticas, no âmbito do projeto "Legado para o futuro", o Ministério ampliou as visitas a locais arqueológicos durante todo o ano e o número de escavações para 172, incluindo a região de Bergama. O objetivo é que esse tipo de atividade beneficie o distrito e as cidades circundantes.

Destinos durante os 365 dias do ano

Mehmet Nuri Ersoy, Ministro da Cultura e Turismo da Türkiye, quer estender a temporada para os 12 meses do ano, atraindo turismo de luxo para as 81 províncias: "As regiões de Mármara e do Mediterrâneo geram quase 80% da receita turística do país. O Egeu representa aproximadamente 10%, enquanto os restantes 10% são distribuídos entre o Mar Negro e outras partes da Anatólia. Um de nossos objetivos-chave é aumentar o número de turistas, a receita e estender o turismo para outras regiões com produtos diversos".

Mais do que apenas "sol e praia": Novos produtos turísticos

A costa do Mar Egeu é um dos lugares onde a Türkiye está investindo cada vez mais: "Apesar do seu potencial, sua riqueza cultural, suas costas e natureza, não está onde deveria estar no turismo. Portanto, continuaremos nossos esforços para colocar esta costa em destaque na agenda de viagens dos turistas internacionais", assegura o ministro.

O turismo de luxo, cada vez mais consciente com o meio ambiente, prioriza acomodações com certificados de sustentabilidade em suas viagens. O Ministério da Cultura e Turismo está fazendo grandes esforços para impulsionar as certificações de sustentabilidade das instalações turísticas. Avanços significativos foram alcançados nesse sentido, com mais de 16.000 hotéis de um total de 21.000 hotéis obtendo com sucesso certificações de sustentabilidade.

Segundo a Agência de Promoção e Desenvolvimento Turístico da Türkiye (TGA), presente em mais de 200 países, "a Türkiye não oferece apenas férias de 'mar, areia e sol', mas também oferece 60 novos pacotes com atividades de natureza e aventura, turismo de cruzeiro e turismo esportivo, além de passeios arqueológicos e culturais, rotas religiosas e experiências gastronômicas.

Por exemplo, estabelecimentos em Istanbul, Izmir e Bodrum foram incluídos no prestigiado Guia Michelin. Da mesma forma, as atrações turísticas de Ancara e Górdio experimentaram um aumento notável, sendo incluídas na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.

Com a intenção de se tornar o terceiro país mais importante em turismo do mundo, com 56,7 milhões de visitantes e US$ 54,3 bilhões em receitas turísticas em 2023, a Türkiye também almeja se tornar uma referência em turismo de luxo para este 2024.

A Türkiye é um destino cultural de primeira classe para os viajantes europeus
Comentarios