Valença aprueba el mayor presupuesto de su historia con 39,8 millones de euros para 2026
Valença aprobó el mayor presupuesto de su historia, con 39,8 millones de euros para 2026, reforzando la inversión social, económica y territorial con una fiscalidad favorable para familias y empresas.
O Executivo Municipal de Valença aprovou, a 18 de dezembro, o Orçamento Municipal e as Grandes Opções do Plano para 2026, num momento histórico que assinala o maior orçamento de sempre da autarquia, com um valor global de 39,8 milhões de euros.
Aprovado com cinco votos favoráveis e duas abstenções, este orçamento marca uma nova etapa de consolidação do projeto de transformação económica, social e cultural iniciado em 2021, afirmando-se como um instrumento de estabilidade, proteção das famílias e promoção do desenvolvimento sustentável do concelho.
Com uma visão estratégica orientada para as pessoas e para o território, o Orçamento 2026 reforça o papel do Município enquanto agente de proximidade, capaz de responder, de forma concreta, às necessidades da população e de preparar Valença para os desafios do futuro.
𝐈𝐧𝐯𝐞𝐬𝐭𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐧𝐚𝐬 𝐩𝐞𝐬𝐬𝐨𝐚𝐬, 𝐧𝐨 𝐭𝐞𝐫𝐫𝐢𝐭𝐨́𝐫𝐢𝐨 𝐞 𝐧𝐚 𝐪𝐮𝐚𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐝𝐞 𝐯𝐢𝐝𝐚
As Grandes Opções do Plano priorizam investimentos estruturantes nas áreas da educação, saúde, habitação, ação social, desenvolvimento econômico, cultura, ambiente, mobilidade e ordenamento do território.
Entre os principais investimentos previstos destacam-se a requalificação e ampliação do Centro de Saúde de Valença, o reforço das respostas habitacionais ao abrigo do programa 1.º Direito, a modernização da rede escolar, incluindo a escola sede e a construção de uma nova creche. A estes juntam-se intervenções de regeneração urbana, a ampliação da rede de saneamento básico, bem como a requalificação da Piscina Municipal e do Cineteatro, equipamentos essenciais à vida cultural e social do concelho.
Este esforço de investimento é acompanhado por uma aposta clara na dinamização do tecido económico e comercial, na valorização cultural e dos movimentos associativos, assim como no reforço da coesão social e territorial, promovendo um desenvolvimento equilibrado e inclusivo reforçando o papel das Juntas de Freguesia como agentes estratégicos do concelho.
𝐅𝐢𝐬𝐜𝐚𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐚𝐦𝐢𝐠𝐚 𝐝𝐚𝐬 𝐟𝐚𝐦𝐢́𝐥𝐢𝐚𝐬 𝐞 𝐝𝐚𝐬 𝐞𝐦𝐩𝐫𝐞𝐬𝐚𝐬
O orçamento reafirma, ainda, uma política fiscal favorável, mantendo o IMI nos valores mínimos, o IMI Familiar, a devolução de 5% do IRS e uma Derrama reduzida, traduzindo o compromisso do Município com o alívio da carga fiscal e o reforço da competitividade económica local.
𝐔𝐦𝐚 𝐯𝐢𝐬𝐚̃𝐨 𝐜𝐥𝐚𝐫𝐚 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐨 𝐟𝐮𝐭𝐮𝐫𝐨
Para o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, este orçamento representa mais do que números: “𝑂 𝑓𝑢𝑡𝑢𝑟𝑜 𝑐𝑜𝑛𝑠𝑡𝑟𝑜́𝑖-𝑠𝑒 ℎ𝑜𝑗𝑒, 𝑐𝑜𝑚 𝑐𝑜𝑟𝑎𝑔𝑒𝑚 𝑒 𝑐𝑜𝑚 𝑐𝑜𝑚𝑝𝑟𝑜𝑚𝑖𝑠𝑠𝑜. 𝐸𝑠𝑡𝑒𝑠 𝑠𝑎̃𝑜 𝑜𝑠 𝑣𝑎𝑙𝑜𝑟𝑒𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑜𝑟𝑖𝑒𝑛𝑡𝑎𝑚 𝑢𝑚 𝑜𝑟𝑐̧𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑐𝑜𝑚 𝑎 𝑣𝑖𝑠𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑢𝑚𝑎 𝑉𝑎𝑙𝑒𝑛𝑐̧𝑎 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑗𝑢𝑠𝑡𝑎, 𝑞𝑢𝑎𝑙𝑖𝑓𝑖𝑐𝑎𝑑𝑎, 𝑐𝑜𝑚𝑝𝑒𝑡𝑖𝑡𝑖𝑣𝑎, 𝑖𝑛𝑐𝑙𝑢𝑠𝑖𝑣𝑎 𝑒 𝑝𝑟𝑒𝑝𝑎𝑟𝑎𝑑𝑎.”
Com o maior orçamento da sua história democrática, a Câmara Municipal de Valença reafirma o seu compromisso com um futuro sustentado, centrado nas pessoas e alicerçado em investimento, coesão e desenvolvimento.