martes. 23.04.2024

Restauro do teto setecentista do edifício da Ordem Terceira de São Francisco

A intervenção consistiu na reposição e consolidação da pintura, assim como na restituição da coloração original do fundo (imagem 03), que se tinha perdido há muito mais tempo, em altura impossível de datar com precisão mas que deve remontar às primeiras décadas do Século XX.

Terminou a operação de restauro do teto setecentista da Sala Consistorial, ou Sala de Reuniões, do edifício da Ordem Terceira de São Francisco. Parte do motivo central tinha cedido recentemente (imagens 01 e 02) e a intervenção consistiu na reposição e consolidação da pintura, assim como na restituição da coloração original do fundo (imagem 03), que se tinha perdido há muito mais tempo, em altura impossível de datar com precisão mas que deve remontar às primeiras décadas do Século XX.

À volta do medalhão central que ostenta o brasão da Ordem Franciscana não foi tentada uma reposição dos motivos entrelaçados e florais em falta, que igualmente tinham desaparecido no século passado, uma vez que o seu desenho assimétrico, por um lado, e a inexistência de documentação iconográfica onde constasse o desenho original, por outro, não autorizavam a tentativa de uma reconstituição rigorosa do original.

A intervenção foi promovida pelo Município de Ponte de Lima e executada pela empresa Signinum–Gestão de Património Cultural, podendo agora ser apreciada pelos visitantes do Museu dos Terceiros, com entrada livre no próximo dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus.

Restauro do teto setecentista do edifício da Ordem Terceira de São Francisco
Comentarios