viernes. 07.10.2022

Orçamento Participativo Transfronteiriço vence categoria do Prémio Autarquia do Ano 2020

Vista aérea de Vilanova de Cerveira, ciudad lusa comunicada con el municipio de Tomiño.
Vista aérea de Vilanova de Cerveira, ciudad lusa comunicada con el municipio de Tomiño.

O Lisbon Awards Group atribuiu, esta quinta-feira, ao Município de Vila Nova de Cerveira um prémio na categoria "Democracia, Igualdade e Participação Cívica - Orçamento Participativo" na 1ª edição do Prémio Autarquia do Ano, com o projeto ‘Participação Pública Sem Fronteiras’ (Orçamento Participativo Transfronteiriço – OPT Cerveira-Tomiño).

Com caráter pioneiro na Euroregião Galiza-Norte de Portugal, o OPT Cerveira-Tomiño foi implementado em 2017, integrando um projeto mais amplo de envolvimento das populações vizinhas de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño (Galiza) na definição de soluções para necessidades comuns, através de uma Agenda Estratégica de Amizade de Cooperação Transfronteiriça Cerveira-Tomiño.

Com quatro edições concretizadas, o OPT Cerveira-Tomiño já conta com oito projetos executados e dois pendentes devido à mais recente realidade mundial provocada pela pandemia Covid-19. Dotado de um orçamento total de 20 mil euros, desde a primeira edição (2017) que o impacto deste mecanismo de participação pública sem fronteiras ultrapassa qualquer investimento financeiro ou físico, pois na sua essência está a concretização de atividades conjuntas, procurando uma maior coesão social e um maior desenvolvimento económico através da cooperação entre os dois municípios.

O Prémio Autarquia do Ano, do Lisbon Awards Group, nasceu com o objetivo de homenagear os municípios e freguesias que se destacam, nas mais variadas áreas, pelas suas práticas inovadoras e de gestão rigorosa do interesse público. Os vencedores das diversas categorias foram conhecidos, esta quinta-feira, numa cerimónia que, devido às condicionantes derivadas da Covid-9, decorreu através das plataformas digitais.

Orçamento Participativo Transfronteiriço vence categoria do Prémio Autarquia do Ano 2020