Os jovens com menos de 35 anos em Portugal terão acesso a novas políticas ativas de emprego. Em conformidade com os objetivos do programa do Governo, foram apresentadas pela Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho, novas medidas de apoio ao emprego durante o Conselho de Ministros.
A Ministra destacou a necessidade de novas iniciativas, uma vez que, apesar da redução da taxa de desemprego para 6,1% no segundo trimestre de 2024, o desemprego jovem permanece elevado, com uma taxa de 22%. Diante deste cenário, o Governo procura reter talentos e investir na geração que representa o futuro do país.
Entre as novas medidas, destaca-se o programa +Talento, direcionado a jovens desempregados qualificados. Este programa oferece apoio a estágios profissionais e incentivos financeiros para a contratação de jovens qualificados com contratos sem termo e remuneração equivalente à de um licenciado na carreira de técnico superior na Administração Pública. A meta do +Talento é financiar 15 000 estágios e apoiar 2 500 contratos.
Além disso, foi lançado o programa +Emprego, que proporciona apoio financeiro à contratação sem termo de desempregados inscritos no IEFP. Este apoio, disponível para qualquer desempregado após três meses de inscrição no IEFP, pode ser solicitado por jovens assim que se inscrevem, facilitando a sua entrada no mercado de trabalho. O +Emprego tem como objetivo apoiar 20 000 contratos.
Por fim, o programa Iniciar foi apresentado como mais uma ferramenta para apoiar estágios profissionais, principalmente para os jovens, ajudando-os a ingressar no mercado de trabalho. Este programa pretende financiar 6 500 estágios.