Emparcelamento agrícola de Moreira e Barroças e Taias de Monção

O Emparcelamento Agrícola de Moreira e Barroças e Taias, adjudicado pelo valor global de 4.196.954 € à empresa “Restradas – Revitalização de Estradas do Norte, Lda”, teve início em finais de novembro passado, em Barroças e Taias, encontrando-se em fase de desenvolvimento.

Presentemente, já são visíveis várias áreas terraplanadas com os respetivos lotes e caminhos de circulação e acesso. O investimento cresce com naturalidade, cumprindo o objetivo que esteve na sua génese: potenciar a atividade agrícola e vinícola no Vale do Gadanha. 

Com o trabalho a continuar em Barroças e Taias, o investimento fundiário teve inicio, há poucos dias, na freguesia de Moreira com as primeiras intervenções para a necessária preparação dos terrenos abrangidos. As máquinas vão começar a ouvir-se ainda no presente mês.

Nesta primeira etapa, os trabalhos do emparcelamento agrícola incidem na limpeza das parcelas, regularização de terrenos, construção/alargamento de caminhos e execução do sistema de rega. Na segunda, proceder-se-á à plantação de vinha, outras culturas e novas áreas florestais.

Entendido como estruturante para o futuro do setor agrícola/vinícola no concelho de Monção, o projeto de ordenamento fundiário, repartido pelas duas freguesias do Vale do Gadanha, contempla 529 hectares de extensão, dos quais 127 de reconversão de vinha (Alvarinho).

Considerando a sua dimensão, este investimento, ansiado há mais de duas décadas pela população local, resultará num acréscimo produtivo daquela casta nobre e singular, potenciando novos investimentos no setor e chamando novas gerações para a viticultura. 

Para assegurar a parte logística e técnica do projeto, a Câmara Municipal de Monção tem disponível um gabinete de apoio, constituído por quatro pessoas, cuja função é esclarecer os proprietários e preparar toda a documentação relacionada com o registo dos lotes.

“?????-?? ?? ?? ???????????? ??????????? ???? ? ????????? ????́???? ? ???????? ?? ???? ?? ???????, ????????????? ??? ???? ????? ?????́???? ???? ? ???????? ?? ????̧?̃?” António Barbosa