lunes. 29.04.2024

O V Congresso Transfronteiriço de Meteorologia e Alterações Climáticas, em Paredes de Coura é o reconhecimento de uma temática cada vez mais na ordem do dia, contando com mais de 100 inscritos e a merecer a reflexão de todos nós. Numa organização conjunta do município de Paredes de Coura, Cenfipe, e Agrupamento de Escolas de Freixo, durante dois dias, estarão reunidos diferentes especialistas de Portugal e Galiza, abordando a temática da meteorologia, impactos climáticos e o papel da sustentabilidade na emergência climática.

O tema desta quinta edição é a “Sustentabilidade enquanto contributo para a adaptação climática” e insere-se no 13º ODS (Ação Climática - Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos), tendo como meta 13-3, “consciencialização para a educação da população para as alterações climáticas”.

A organização refere a particular das comunicações no âmbito de eventos meteorológicos/climáticos extremos no território e também ações/práticas sustentáveis no meio educativo, económico e social, face às alterações climáticas que estamos a viver. O congresso está planificado em três painéis, sendo o do dia 23 mais ligado à forma como empresas, escolas, instituições políticas abordam a sustentabilidade enquanto agentes de ação climática. No dia 24, o painel da manhã é mais técnico, dedicado à meteorologia e o painel da tarde mais generalizado, dedicado aos impactos das mudanças climáticas.

No programa desta edição destacamos as comunicações de Francisco Ferreira, presidente da ONG-Associação Zero, do eurodeputado Francisco Guerreiro, da investigadora física da UTAD (Margarida Liberato), de um investigador físico da Universidade de Vigo – Diego Fernández, do climatologista Mário Marques, e ainda das coordenadoras do projeto meteoescolas em Cuntis (Pontevedra).

A organização refere que a estratégia deste congresso, passa por reunir um painel de especialistas de diversas áreas académicas e profissionais, contribuindo assim para a reflexão e sensibilização de uma realidade que preocupa cada vez mais a nossa sociedade.

Congresso Transfronteiriço de Meteorologia e Alterações Climáticas
Comentarios