jueves. 28.03.2024

Centenas de iniciativas na diáspora a assinalar o 10 de Junho

Largas centenas de atividades previstas em todo o mundo, duas dezenas de membros do Governo em contacto direto com as comunidades lusófonas espalhadas pelos quatro cantos do globo e o consulado virtual, que entra em funcionamento para facilitar a vida dos portugueses que vivem fora do país, no acesso a diversos serviços. É deste modo que se celebra este ano o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, cujo arranque oficial começou, já na segunda-feira [dia 5], com a visita de Estado do Presidente da República à África do Sul.
Bandeira da República portuguesa.
Bandeira da República portuguesa.

Largas centenas de atividades previstas em todo o mundo, duas dezenas de membros do Governo em contacto direto com as comunidades lusófonas espalhadas pelos quatro cantos do globo e o consulado virtual, que entra em funcionamento para facilitar a vida dos portugueses que vivem fora do país, no acesso a diversos serviços. É deste modo que se celebra este ano o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, cujo arranque oficial começou, já na segunda-feira [dia 5], com a visita de Estado do Presidente da República à África do Sul.

Com o Primeiro-Ministro, o Ministro dos Negócios Estrangeiros , a Ministra da Defesa Nacional e o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa assinala fora do país, como é habitual, o dia nacional de Portugal, junto de umas das maiores comunidades da diáspora - estima-se que mais de 300 mil portugueses e lusodescendentes residam em território sul-africano. 

Já em território nacional, o 10 de junho celebra-se este ano no Peso da Régua, onde Presidente da República e Primeiro-Ministro estarão no sábado [dia 10].

22 governantes na diáspora

Além do Primeiro-Ministro, António Costa, do Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, e da Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, que assinalam o Dia de Portugal na África do Sul, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, permanece no continente africano para celebrar, com a comunidade portuguesa na Namíbia, a cultura e a língua portuguesa e a portugalidade, como forças inspiradoras e de projeção de Portugal no mundo.

Também em África estarão mais quatro governantes - o Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e a Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes – que, respetivamente, se juntam aos portugueses e lusodescendentes em Moçambique, Cabo Verde, Angola e São Tomé e Príncipe, valorizando a Comunidade de Países de Língua Portuguesa, onde residem parte dos cerca de 260 milhões de falantes de Português.

Já em Macau, em pleno continente asiático, mas onde a língua portuguesa também é língua oficial, estará o Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas, ao passo que na Oceânia, mais concretamente na Austrália, estará o Secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, porque há um português em cada canto do mundo.

No continente americano estarão sete membros do Governo. A norte, a Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, assinala o Dia de Portugal junto dos portugueses e lusodescendentes residentes no Canadá, ao passo que nos Estados Unidos da América, junto de duas das mais expressivas comunidades portuguesas, estarão o Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Tiago Antunes, e a Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, em São Francisco e Newark, respetivamente.

Pela América Latina passarão o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, a celebrar junto da extensa comunidade portuguesa na Venezuela, e a Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, que assinala o 10 de Junho na Argentina. Já o Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, António Mendonça Mendes, e o Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, estarão, respetivamente, no Brasil e na Colômbia.

Mais perto, na vizinha Espanha, vai estar o Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, seguindo-se a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, em França. Na Bélgica estará o Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, ao passo que, mesmo ao lado, o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Nuno Santos Félix, celebra Portugal junto da comunidade portuguesa no Luxemburgo. Na Europa estará igualmente o Secretário de Estado da Educação, António Leite, que celebrará com a vasta comunidade na Suíça. 

Primeira fase do Consulado virtual

Para marcar de forma simbólica as celebrações deste ano, mas acima de tudo para facilitar e auxiliar a vida das comunidades portuguesas residentes no estrangeiro no acesso aos serviços consulares, é lançado o Consulado Virtual. 

Trata-se de uma ferramenta que visa aproximar os serviços da Administração Pública dos portugueses espalhados pelo mundo, disponibilizando online um conjunto de serviços e informações até aqui só acessíveis nos postos e secções consulares. 

A primeira fase do Consulado Virtual, que entra em funcionamento três anos antes do previsto, disponibiliza os primeiros nove serviços (ver nota anexa).

As celebrações do Dia de Portugal no Mundo

Cumprindo a tradição, a rede diplomática e consular portuguesa assinala o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas com largas centenas de atividades distintas, combinando iniciativas próprias com as do movimento associativo local, que mais uma vez se mobiliza para comemorar a efeméride - um esforço empreendido pelas associações lusófonas locais, que conta, em inúmeros casos, com o apoio das Embaixadas e Consulados.

Concertos, exposições, peças de teatro, evidenciando o trabalho de artistas portugueses, passando por cinema ou documentários, seminários, feiras tradicionais, momentos de leitura, entre muitas outras, são algumas das iniciativas agendadas para assinalar a data.

O quadro com as iniciativas previstas, o mapa com os locais onde os governantes assinalam este Dia que presta homenagem a Portugal, aos portugueses, à língua e à presença portuguesa por todo o mundo, bem como alguns dados relativos à Diáspora e a mensagem do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, podem ser consultados no Portal Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Centenas de iniciativas na diáspora a assinalar o 10 de Junho
Comentarios