Câmara Municipal marca presença no almoço de Natal da Cooperativa Agrícola de Valdevez e Ponte da Barca

Intervenção do Secretário de Estado do Ambiente, João Manuel Esteves, na sessão do almoço de Natal da Cooperativa Agrícola, perante representantes institucionais e convidados.
A Câmara Municipal marcou presença no tradicional almoço de Natal da Cooperativa Agrícola de Valdevez e Ponte da Barca, que reuniu cerca de 1300 participantes e destacou a importância da agricultura e das tradições rurais da região.

A Câmara Municipal, representada pela Vice-Presidente, Emília Cerdeira, marcou presença no tradicional almoço de Natal da Cooperativa Agrícola de Valdevez e Ponte da Barca, um encontro que reuniu cerca de 1300 participantes no Centro de Exposições de Arcos de Valdevez. A iniciativa contou com a participação de sócios da Cooperativa, respetivas famílias e convidados, bem como de várias entidades regionais e nacionais, entre as quais o Secretário de Estado do Ambiente, João Manuel Esteves.

Na sua intervenção, a Vice-Presidente da Câmara Municipal desejou a todos os presentes um Santo e Feliz Natal e um Ano Novo de grandes colheitas, sublinhando a importância deste momento de convívio e celebração. Emília Cerdeira destacou ainda o papel fundamental da Cooperativa Agrícola na valorização da “riqueza da nossa terra” e no fortalecimento da economia rural da região, enaltecendo o trabalho desenvolvido pelos agricultores. “O vosso trabalho, feito com sacrifício e paixão, é a garantia de que as nossas tradições perduram e prosperam”, afirmou.

Momento de animação cultural durante o almoço de Natal da Cooperativa Agrícola de Valdevez e Ponte da Barca, que contribuiu para um ambiente de convívio e celebração das tradições populares.

A autarca reafirmou o compromisso do Município em continuar a trabalhar em estreita parceria com a Cooperativa Agrícola, garantindo todo o apoio necessário para que esta possa crescer e enfrentar os desafios do mercado. Nesse âmbito, revelou que a Câmara Municipal tem em perspetiva a implementação de projetos estruturantes, como a Quinta Ciência Viva das Plantas e Aromas – Centro de Inovação Rural, a desenvolver no antigo centro de formação agrícola de Monte Redondo, que funcionará como um polo de conhecimento, experimentação e inovação.

No que diz respeito às raças autóctones, Emília Cerdeira assegurou que o Município continuará a apostar na sua promoção e valorização, bem como no reforço da valorização dos produtos locais. Esta estratégia passará pela expansão do “Programa Valorizar – Produtores e Produtos Locais”, incentivando a adesão de mais produtores e comercializadores à marca de excelência “Terras do Vez – Sabores e Tradições”.

A Vice-Presidente anunciou ainda que a criação do Gabinete de Apoio ao Agricultor será, em breve, uma realidade. Este novo serviço municipal terá como principal objetivo dinamizar a atividade agrícola, apoiar jovens agricultores e empresários rurais e promover uma articulação direta com todas as instituições do setor.

O almoço de Natal ficou também marcado por um programa de animação cultural diversificado, que contribuiu para um ambiente de confraternização e celebração, valorizando as tradições populares e a identidade cultural da região.