martes. 04.11.2025

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez realizou no dia 14 de agosto de 2025 uma Reunião Ordinária, onde o presidente expressou solidariedade após um acidente nas Festas de Nossa Senhora da Lapa. Durante o evento, a queda de um galho de árvore feriu uma pessoa gravemente. O presidente garantiu que a Câmara está a acompanhar a situação de perto e a apoiar a família da vítima.

Apesar do incidente, a organização das festividades foi considerada um sucesso, atraindo muitos visitantes à cidade. O presidente agradeceu a colaboração da Associação Folia, dos Bombeiros e dos serviços municipais, destacando o trabalho de higiene e limpeza.

O Presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, Olegário Gonçalves, durante a Reunião Ordinária, onde expressou solidariedade às vítimas do acidente nas Festas de Nossa Senhora da Lapa e discutiu a agenda do município.
O Presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, Olegário Gonçalves, durante a Reunião Ordinária, onde expressou solidariedade às vítimas do acidente nas Festas de Nossa Senhora da Lapa e discutiu a agenda do município.

O presidente da Câmara também participou de diversos eventos, como o convívio de verão do Adecas, jantares da Associação de Rio Frio e do Centro Paroquial e Social de São Jorge, além da festa do Aguiense e da apresentação do plantel sénior do Atlético dos Arcos. Lembrou ainda o Encontro com a Diáspora, que reuniu representantes de 19 associações de oito países.

Principais decisões aprovadas

 

Na Ordem do Dia, a Câmara aprovou a prorrogação do prazo de execução para a reabilitação de 28 fogos de habitação social na Quinta da Capela, em Vilafonche, até 15 de setembro de 2025.

No setor da educação, foram aprovados trabalhos complementares para a construção de um edifício de ensino artístico na Escola EB 2,3/S de Arcos de Valdevez. A iluminação do Campo de Rugby e a requalificação do Cine-Teatro Alameda também receberam aprovação para trabalhos adicionais e correções.

Apoios sociais e de habitação também estiveram em pauta. Foram aprovadas diversas propostas de apoio económico eventual e a atribuição, renovação e alteração de subsídios ao arrendamento habitacional. O programa municipal "Renda Acessível em Valdevez (RAV)" aprovou a contratualização do arrendamento de um imóvel. Dois pedidos para o Cartão Municipal de Família Numerosa foram aceitos.

A Câmara aprovou também a venda do Lote 11 do PE Padreiro à empresa Grelhas de Fusões – Serralharia Lda. para a instalação de uma unidade de serralharia. A empresa Sarrabiscos & Burratadas, Unipessoal Lda., obteve autorização para adaptar uma área de 60m² para um recreio infantil, em apoio à sua creche.

Por fim, foram aprovados apoios financeiros para as 14 freguesias participantes no Cortejo Etnográfico das Festas de Nossa Senhora da Lapa, bem como um protocolo para a promoção da Romaria e Novena de Nossa Senhora da Peneda com a confraria local.

Câmara de Arcos de Valdevez discute Festival da Lapa, habitação e transportes escolares
Comentarios