Bélgica prepara recordação de Norton de Matos e batalha de la lys (1918)
Após uma cerimónia isolada que teve lugar a 11 de Fevereiro do corrente ano em Gent, (foto), a Bélgica prepara um evento de maior escala, evocando o então Major Norton de Matos (1867-1955), Ministro da Guerra aquando da participação portuguesa nesse primeiro conflito mundial e os compatriotas mortos na Batalha de la Lys.
As celebrações integram-se na homenagem nacional promovida pela Bélgica naquela cidade, junto do Memorial da I Grande Guerra aos portugueses tombados nessa ofensiva alemã de 9 de Abril de 1918.
O programa para o evento encontra-se na fase final, coordenado pelo Cônsul de Portugal em Gent, Bruno Joos Beerst, um lusitanófilo apreciador da nossa cultura, gastronomia e tradições. Entre as entidades oficiais convidadas, salientar o embaixador de Portugal nesse país sede da União Europeia; representação de Portugal junto da NATO; os cônsules de Portugal em Lille (França) e no Luxemburgo; o comandante militar da região, general Herman Hendricks; o burgomestre (Presidente da Câmara de Gent), Mathias De Clercq; o Presidente da Câmara de Comércio Luso – belga, Rui Cunha; o Director do Museu de Ypres (local da Batalha de la Lys), Patrick Van Rompuy e o Presidente da Liga dos Combatentes de Paris, Georges Viaud.
A lista de convidados integrará ainda uma delegação de Portugal: o Presidente da Câmara de Ponte de Lima, Vasco Ferraz; o da Liga dos Combatentes neste concelho, Manuel Pereira, além de seu associado, o Limiano Tenente Coronel José António Leitão, que esteve em missões da ONU no Kosovo e Timor Leste, e o signatário que aflorará o estadista Norton de Matos.
De Bruxelas, também uma comitiva participa no 105º aniversário de La Lys, designadamente: o administrador do Conselho Europeu de Investigação, Victor Gomes e a gestora de Programas da Direcção Geral Regiões da Comissão Europeia, Ana Estrela.