martes. 04.11.2025

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez celebrou protocolos com os Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez e as Equipas de Sapadores Florestais, num valor global de 305 mil euros, com o objetivo de reforçar a defesa da floresta contra incêndios. A cerimónia decorreu no Centro de Meios Aéreos em Tabaçô.

Com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez foi assinado um protocolo no valor de 80.000€, destinado ao aviso, alerta, intervenção, apoio e socorro através do corpo de bombeiros. Este acordo prevê ainda a colaboração com o Serviço Municipal de Proteção Civil na prevenção e vigilância de fogos florestais, a garantia de comunicações 24 horas por dia na Central de Comunicações e o reforço complementar ao Suporte Básico de Vida (SBV) na emergência pré-hospitalar.

Foram também celebrados protocolos com as cinco Equipas de Sapadores Florestais do concelho – a Associação Florestal Atlântica, a Associação Florestal do Lima, as Assembleias de Compartes dos Baldios das Freguesias de Cabreiro e Gavieira e a Junta de Freguesia de Soajo – no valor global de 225 mil euros, correspondendo a 45.000€ para cada entidade.

Estes protocolos visam primordialmente a prevenção de incêndios florestais através de ações de silvicultura preventiva, como a criação de faixas de gestão de combustíveis, ações de fogo controlado e vigilância das áreas rurais. As equipas de sapadores florestais também estarão envolvidas em ações de primeira intervenção, apoio ao combate e operações de rescaldo e vigilância pós-incêndio. Cada equipa ficará responsável pela limpeza de cerca de 40km de estradas, duas vezes por ano.

Arcos de Valdevez reforça a defesa da floresta contra incêndios com investimento de 305...
Comentarios