lunes. 17.11.2025

O Município de Arcos de Valdevez, através do programa Contrato Local de Desenvolvimento Social – CLDS 5G, retomou no passado mês de setembro a iniciativa “Seniores + Ativos”, com o objetivo principal de fomentar o envelhecimento ativo e saudável da população.

A atividade, que consiste em aulas de educação física em grupo dinamizadas por técnicos especializados, visa proporcionar bem-estar e saúde aos participantes, decorrendo em diversas freguesias do concelho, o que assegura uma maior proximidade e acessibilidade à população sénior.

Os 110 participantes do CLDS 5G "Seniores + Ativos" em ação. A iniciativa regressou para levar exercício físico e convívio às freguesias do concelho.
Os 110 participantes do CLDS 5G "Seniores + Ativos" em ação. A iniciativa regressou para levar exercício físico e convívio às freguesias do concelho.

Na sua retoma, a iniciativa arrancou com a participação de 110 seniores, distribuídos por 8 grupos em igual número de freguesias do concelho. Esta adesão inicial demonstra a importância e o interesse da comunidade nesta vertente de exercício físico e convívio.

O programa “Seniores + Ativos” é encarado como tendo uma grande relevância social e para a saúde da população mais velha. É suportado pelo CLDS 5G, resultado da candidatura apresentada pelo Município no âmbito do AVISO PESSOAS‐2024‐12 – Contratos Locais de Desenvolvimento Social, integrado no programa PESSOAS 2030. O financiamento é assegurado por fundos estruturais, nomeadamente pelo Fundo Social Europeu + (FSE+), em linha com a Estratégia PORTUGAL 2030 e a legislação nacional e europeia aplicável.

A autarquia sublinha que estas atividades são cruciais para combater o isolamento e promover uma melhor qualidade de vida para os seus munícipes mais velhos.

Arcos de Valdevez: Programa “Seniores + Ativos” regressa para promover envelhecimento...
Comentarios