Arcos de Valdevez celebra a sua Diáspora e homenageia ex-presidente João Manuel Esteves

O Presidente da Câmara, Olegário Gonçalves, as autoridades locais e os representantes da diáspora, reunidos para celebrar o Encontro Anual e a atribuição da Medalha de Honra ao ex-presidente João Manuel Esteves.
A Câmara de Arcos de Valdevez celebrou o Encontro Anual com a Diáspora, onde homenageou o ex-presidente João Manuel Esteves com a Medalha de Honra. O evento reuniu arcuenses de 19 associações de oito países para reforçar os laços com a sua terra natal.

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez realizou o seu Encontro Anual com a Diáspora, uma iniciativa que reúne arcuenses que lideram associações em diversos países. A edição deste ano contou com a presença de representantes de 19 associações, provenientes de oito países, incluindo França, Estados Unidos, Canadá, Brasil e Suíça.

O evento, que decorreu na Casa das Artes, foi marcado pela atribuição da Medalha de Honra ao anterior Presidente da Câmara e atual secretário de Estado do Ambiente, João Manuel do Amaral Esteves. O atual presidente da autarquia, Olegário Gonçalves, elogiou a liderança de Esteves ao longo dos seus 28 anos de serviço autárquico, destacando em particular os seus últimos 12 anos como presidente.

Durante o encontro, o autarca Olegário Gonçalves também enalteceu o papel fundamental da comunidade emigrante no desenvolvimento do concelho. O presidente sublinhou que o "trabalho, dedicação e empenho" dos arcuenses na diáspora têm sido "determinantes para reforçar a competitividade e atratividade" da região, promovendo a cultura, a identidade e as potencialidades locais.

O encontro anual, que visa fortalecer os laços culturais, sociais e económicos entre a autarquia e os arcuenses residentes no estrangeiro, é uma demonstração da "proximidade contínua" que o município mantém com a sua comunidade emigrante, através de visitas, eventos e parcerias.

Como parte do programa, a comitiva de emigrantes teve a oportunidade de visitar a recém-inaugurada Porta de Santa Cruz, no Monte do Castelo, um espaço que funciona como centro interpretativo e de receção para os visitantes do "Território de Santa Cruz".