A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, na sua reunião ordinária de 31 de julho, aprovou a criação do Centro para a Nova Indústria do Alto Minho (CNIAM), um projeto estratégico com o objetivo de impulsionar a inovação e o desenvolvimento tecnológico na região. O Município celebrou um protocolo com a Associação CITIN para avançar com uma candidatura a fundos comunitários, visando a construção do edifício e a aquisição de equipamentos de ponta. O CNIAM será gerido pela CITIN durante 50 anos, com possibilidade de prorrogação.
Destaque para os eventos de sucesso e agradecimento pelo combate aos incêndios
No período que antecedeu a ordem do dia, o Presidente da Câmara fez um balanço positivo das duas últimas semanas, destacando o sucesso do "Arcos Fado Fest" e o grande número de visitantes na Feira de Artes e Ofícios Tradicionais (FAOT) de Soajo. O autarca felicitou os serviços municipais pelo trabalho na organização dos eventos e agradeceu a participação do cantor Marco Rodrigues no festival de fado. A FAOT foi especialmente elogiada pela sua programação, que soube conjugar a tradição com a modernidade musical.
O presidente também manifestou a sua gratidão aos bombeiros e a todos os envolvidos no combate aos incêndios florestais. Para reforçar a capacidade de resposta, informou que o helicóptero acidentado será reparado de imediato, garantindo que o Centro de Meios Aéreos local contará com dois meios aéreos permanentes e, temporariamente, com um terceiro helicóptero pesado.
Obras, projetos e apoios sociais aprovados
A reunião aprovou uma série de modificações e trabalhos complementares em contratos de obras municipais, incluindo a ampliação e pavimentação de estradas, renovação de pavimentos e a construção de 10 habitações sociais. Vários pedidos de libertação de cauções de projetos finalizados também foram homologados.
No plano social, a Câmara concedeu diversos apoios: auxílio para o pagamento de tarifas de água e saneamento, subsídios ao arrendamento habitacional e a atribuição de um cartão municipal de família numerosa. Foi aprovado um protocolo para o ano letivo 2025/2026 com a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Valdevez, visando a contratação de docentes para Atividades de Enriquecimento Curricular.
Apoios financeiros foram concedidos a várias entidades, como a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez, para a sanidade animal, e a ADERE-PG. Também receberam apoio o Centro Recreativo e Cultural de Távora Santa Maria para o seu ATL, a Associação Desportiva e Cultural de Aboim/Sabadim para a compra de balizas e a Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Maria de Santar para a reparação do seu altar barroco.
Além disso, a Câmara aprovou a dispensa de pagamento de renda aos arrendatários das esplanadas do Vez e DNA por um período de 3,5 meses, devido a obras municipais. Foi autorizada a abertura de procedimentos para a concessão de espaços para postos de carregamento de veículos elétricos e a contratação de serviços de manutenção para equipamentos desportivos e fontes luminosas. A adjudicação do concerto de Calema para as Festas do Concelho 2025 também foi aprovada.
Por fim, foram deferidas nove candidaturas ao programa de incentivos ao empreendedorismo e emprego, InvestArcos, e aprovado o pedido de corte de trânsito na Rua Amorim Soares para a esplanada do restaurante “O Pote”, para maior segurança dos clientes.
