Arcos aprova concurso para criação de nova Unidade de Retaguarda e requalificação do edifício existente

Vista aérea do Centro de Saúde de Arcos de Valdevez, que será ampliado e requalificado no âmbito do PRR para acolher a nova Unidade de Retaguarda.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros para requalificar o Centro de Saúde e instalar uma nova Unidade de Retaguarda, duplicando a capacidade de internamento e melhorando os cuidados prestados à população.

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura do procedimento concursal para a alteração funcional do Centro de Saúde, com vista à instalação de uma nova Unidade de Retaguarda, num investimento base de 2.498.795,00 euros. O projeto visa reorganizar e ampliar o edifício, criando mais gabinetes médicos e serviços, e duplicando a capacidade da unidade de retaguarda, que passará das atuais 16 camas para 32, através do protocolo com a Santa Casa da Misericórdia e a ULSAM.

A intervenção inclui ainda a instalação de novos sistemas de climatização e renovação de ar, assegurando melhores condições de conforto e segurança. Na primeira fase, estão previstos espaços comuns ao nível do rés-do-chão e áreas simétricas no primeiro andar, destinadas à criação de duas unidades de saúde com zonas de atendimento e espera.

Financiada pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, esta obra permitirá requalificar um edifício com cerca de 40 anos, reforçando a qualidade dos cuidados de saúde e as condições de trabalho dos profissionais. Segundo o Município, o objetivo é proporcionar um serviço mais próximo, eficiente e humano para todos os utentes de Arcos de Valdevez.