viernes. 26.04.2024

Um atleta olímpico, 10 campeões a nível nacional, um título de campeão nacional de clubes, vencedor nacional 1ªas pagaiadas por clubes, vice campeão coletivo nacional de slalom e um vencedor na paracanoagem.

Mais um ano dourado na história deste clube vianense é o que resulta da retrospectiva do ano de 2021.

Número cinco do Ranking nacional de medalhas da FPC, seis do Ranking Nacional de Especialidades e sete do Ranking Nacional de Clubes, coloca a DKC de Viana num lugar privilegiado entre os 80 clubes nacionais de canoagem inscritos na Federação Portuguesa de Canaogem.

2021 foi um ano marcante pelo facto de a DKC de Viana se ter tornado num clube olímpico, conseguindo pela primeira vez nos seus 27 anos de história ter um atleta a disputar os Jogos Olímpicos, provavelmente inédito na historia dos clubes vianenses.

Apesar de todas as dificuldades causadas pela pandemia, conseguiu que 10 dos seus atletas se sagrassem campeões, com lugar cativo na Gala dos Campeões nacionais da Federação Portuguesa de Canoagem e na Gala de Viana, em diferentes especialidades.

Também aumentou de um, para três, relativamente à época passada o número de atletas chamados à selecção nacional, a disputar campeonatos da Europa, do Mundo e Jogos Olímpicos.

Venceu pela quinta vez consecutiva, por clubes, o Campeonato Nacional de Esperanças de Slalom, sagrando-se Pentacampeão Nacional.

Também nas Fase Nacional das primeiras pagaiadas de slalom, venceu pela terceira vez na sua história a competição colectivamente.

Sagrou-se pela primeira vez vice campeão nacional de slalom de águas bravas por clubes.

Na paracanoagem venceu em SS1, tal como na época anterior.

No campo social e de preservação do ambiente efetuou recolhas de sangue, realizou acções de sensibilização para defesa do ambiente, nas áreas da reciclagem, defesa das ínsuas, compostagem e mais uma vez protegeu o borrelho de coleira interrompida.

Também dedicou largos períodos de treinos dedicados à ocupação dos jovens e crianças, nas férias, apoiando as famílias. Foram Romaria.

Serve de modelo a alguns clubes que não raras vezes copiam ou adotam metodologias e práticas da DKC de Viana.

Escolas Superiores visitaram e conheceram o modelo da DKC e do Centro de Canoagem

Promoveu festas e atividades de tempos livres, e deu conhecer rios e cursos de água, assim com aspectos culturais dos locais onde se fez deslocar com os seus atletas.

A náutica das escolas iniciou após a interrupção da pandemia e já movimentou em 2021 centenas de alunos.  O número de atletas federados da DKC de Viana foi de 80, o seu número mais alto de sempre, a acrescer a movimentação a cerca de três mil praticantes que este clube movimenta por ano.

O programa desporto para todos da APPACDM prossegue com muitos utentes da instituição a praticarem a modalidade.

Institucionalmente, em 2021, a DKC teve o apoio, além de sponsors particulares, da Câmara Municipal de Viana do Castelo, do Instituto Português do Desporto e Juventude, da Federação Portuguesa de Canoagem e da CIM Alto Minho como instituições públicas ou equiparadas.

Um ano dourado na história do clube vianense DKC