domingo. 14.04.2024

Ponte de Lima acolhe a 25 de novembro, a final da Taça de Portugal de Obedience - troféu Fernando Galhoz. A modalidade de Obedience é um desporto canino da FCI (Federação Cinológica Internacional) que em Portugal tem tutela por parte do Clube Português de Canicultura.

Este evento tem a designação Troféu Fernando Galhoz em singela homenagem a um dos precursores da modalidade precocemente falecido.

Trata-se da prova rainha da modalidade que servirá para definir os melhores binómios (condutor&cão) das diferentes classes de competição e consequentemente o campeão nacional da modalidade assim como definir quem poderá representar Portugal e concomitantemente o Clube Português de Canicultura no campeonato do mundo da modalidade de 2024.

Obedience é uma atividade desportiva e educacional, dirigida a ensinar os cães a agirem de forma cooperante e controlada. Este desporto promove o bom relacionamento entre o cão e o seu condutor, de forma a alcançar um perfeito entendimento entre ambos, conseguindo-se que o cão obedeça demonstrando vontade e interesse, mesmo quando se encontre afastado do condutor. As provas de Obedience têm como finalidade avaliar as qualidades e carácter dos cães para a sua plena integração na sociedade.

Ao longo do ano realizaram-se várias provas de apuramento para a prova final do campeonato, que se realiza pela primeira vez em Ponte de Lima, tendo o Município disponibilizado as condições para que os concorrentes possam demonstrar todas as suas capacidades e faculdades dos seus fiéis companheiros de 4 patas.

Convidam-se todos os entusiastas e curiosos sobre o tema a assistirem e a trazerem um amigo. A entrada é gratuita e ao longo do dia, 25 de novembro, com início previsto para as 10h00, poderão ver e perceber um pouco mais sobre este desporto.

Taça de Portugal de Obedience
Comentarios