viernes. 29.03.2024

A pandemia que interrompeu seis anos consecutivos do programa Náutica nas Escolas eis que está de volta este programa municipal premiado internacionalmente e que tão bem formado nas náuticas os alunos de todos os agrupamentos de escolas de Viana do Castelo.

Assim, no sétimo ano de funcionamento, espera-se para a canoagem cerca de um milhar de alunos dos mais diferentes níveis de ensino, com predominância para os quintos, sextos e sétimos anos de escolaridade.

Alunos que advêm de todos os agrupamentos de escolas do concelho, tal é a adesão a este programa de índole curricular, em que as aulas de canoagem são dadas nos tempos de educação física.

O funcionamento deste programa contará evidentemente com o respeito pelas normas da DGS.

O Centro de Canoagem foi os primeiros a possuir sala de isolamento e equipamento adequado à prevenção da pandemia.

Os técnicos da DKC de Viana e os materiais estão prontos para dar continuidade ao projecto.

Este projecto é feito da conjugação de três grupos de vontades. O Município de Viana do Castelo, que organiza, trata dos transportes, assegura financeiramente o projecto, as escolas que elaboram os horários e dotam os professores e alunos que vão participar nas aulas e os clubes, neste caso a DKC de Viana, que fornece os meios técnicos como professores e treinadores e materiais. 

Na primeira semana são 140 alunos de dez turmas que vão beneficiar deste programa na canoagem.

O projecto “Náutica nas Escolas”, inserido no projecto Centro de Mar, tem sido extraordinariamente bem acolhido pelos seus pares, pelos alunos e professores, pelo Ministério da Educação e IPDJ, assim como por organismos internacionais, o que já levou a que fosse premiado nacional e internacionalmente. Arranca dia 27 de setembro.

Regressa a Náutica nas Escolas com um milhar de alunos na canoagem