viernes. 19.04.2024

Com o objetivo de divulgar novos conhecimentos sobre a área do desporto, o Município de Melgaço e a Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL), do Instituto Politécnico de Viana de Castelo, promovem o evento International Sports Meeting. A iniciativa decorrerá nos dias 24 e 25 de março e terá lugar na ESDL. As inscrições já se encontram abertas e as informações respetivas às mesmas podem ser consultadas aqui.

O International Sports Meeting visa divulgar novos conhecimentos, através de formações práticas e trabalhos científicos, centrados em 3 grandes áreas do desporto: Atividades de Fitness, Desporto de Natureza e Treino Desportivo.

A iniciativa contará com a presença de profissionais nacionais e internacionais do setor desportivo que vão abordar diversos temas e partilhar as suas experiências em mesas redondas, debates, conferências e workshops.

Os participantes terão a oportunidade de integrar workshops dedicados a temas como: avaliação da composição corporal, treino força baseado em velocidade, exercício físico na gravidez, resgate terrestre, traumatologia e socorrismo, entre outros.As informações respetivas ao International Sports Meeting são divulgadas e podem ser seguidas na página de Facebook do evento

MUNICÍPIO DE MELGAÇO

No destino de natureza mais radical de Portugal, Melgaço, o desporto é uma das grandes apostas do Município, uma vez que para além do fator saúde é uma alavanca, incontestavelmente, impulsionadora da economia melgacense.

O Município de Melgaço promove o desporto através da MELSPORT – Melgaço, Desporto e Lazer, E.M., empresa municipal vocacionada para o efeito, com o recurso a equipamentos como o Complexo Desportivo e de Lazer Comendador Rui Solheiro e a Piscina Municipal.

Referência para a prática de desportos de aventura e de desporto com cariz competitivo e/ou de lazer, tendo acolhido e organizado nos últimos anos grandes eventos, contribuindo para a promoção de Melgaço, incentivo do fluxo turístico, o desenvolvimento da economia local e o estímulo da prática desportiva.

Destacam-se os Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada, Ciclocrosse e XCM Maratonas, o MAT – Melgaço Alvarinho Trail, a Obstaklus Race, Provas do Campeonato Nacional de Drift, Monção e Melgaço Grandfondo, entre muitas outras. De salientar, que foi efetuada uma candidatura com vista à organização do europeu de XCO cross country no ano de 2025, em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo e a Associação de Ciclismo do Minho.

ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO E LAZER – IPVC  

A Escola Superior de Desporto e Lazer é uma das seis Escolas Superiores do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC).

As instalações da ESDL, inauguradas a 15 de maio de 2013, situam-se no Complexo Desportivo e de Lazer Comendador Rui Solheiro, Monte de Prado, do qual faz parte integrante o Centro de Estágios de Melgaço.

A ESDL utiliza todo o espaço envolvente do Complexo Desportivo, nomeadamente, campo relvado natural, campo relvado sintético, pista de atletismo, pavilhão gimnodesportivo, piscina coberta, piscina descoberta, campos de ténis, salas de musculação. Nas suas aulas, a ESDL recorre ao maior ginásio do mundo – a natureza – usando, ainda, o mar (surf, windsurf, kitesurf), os rios (canoagem, rafting e canyoning) e a montanha (orientação, BTT, escalada, entre outros).

International Sports Meeting en Melgaço