viernes. 29.03.2024

Interrompida a tradição de arranque de pré época competitiva pela pandemia, a DKC de Viana retomou a competição promovendo um passeio em kayak, aberto à comunidade no Rio Lima, com elevada participação de atletas, sócios e amigos da DKC, sinais de família canoísta feliz e unida.

Realizaram-se reuniões com encarregados de educação e reuniões com atletas, que deram o toque de saída na organização da época de 2023, na sua sede, Centro de Canoagem, que, como sempre, se tornou pequeno para acolher tanta gente.

O passeio outonal de kayak pelo Rio Lima singrou pelas ínsuas e teve direito a uma visita às antigas salinas, com destino a S. Simão, onde houve sessões de mergulhos e muita banhoca.  

Pelo meio, um pouco de história dos hábitos ancestrais existentes no rio, nomeadamente relativos à extracção do sal ao longo dos tempos.

No capítulo da defesa do ambiente salientou-se a necessidade da erradicação das espécies invasoras, tais como as acácias e as cortadeiras, com a identificação das espécies, assim como se falou da utilidade e benefícios da salicórnia, existente no Rio Lima.

O regresso ao clube foi brindado a final com um grande almoço e muito convívio.

A época competitiva coincide com o ano civil, mas é necessário grande preparação na pré-época.

A DKC está a organizar a competição nas várias especialidades que os recursos financeiros ao seu dispor lhe vão permitir, embora preveja que terá dificuldades em desenvolver algumas, dependendo dos apoios e receitas que consiga obter para o ano de 2023.   

Arranque de pré-época DKC com casa cheia e canoagem aberta à comunidade
Comentarios