martes. 25.06.2024

Uma mostra de produtos locais e degustação de azeites de Vila Flor, acompanhada da atuação do Rancho Etnográfico e Folclórico de Freixiel; arruada de bombos com os ComCordas, seguida de encenação das efemérides por ocasião dos Forais de Freixiel (1195 D Sancho e 1515 D Manuel I) pela Cª de Teatro Filandorra; visita guiada à histórica e outrora sede de concelho, Freixiel; jantar medieval no largo da Ponte Nova;  “Visita ao Céu” a partir deste destino turístico starlight Vale do Tua, conduzida pelo astrónomo José Matos, seguida de digestivo “tragada do enforcado” ; e, por fim, concerto musical com os CURCUMBIA. Este é o programa que integra o Festival de Percursos Pedestres, Tua Walking Festival, em Vila Flor no sábado, continuando no domingo com a caminhada na PR1 VFL - Trilho do Tua - Vieiro – Freixiel.

Uma iniciativa, promovida pelo Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT), em parceria com cada um dos cinco municípios do Vale do Tua,  que quer valorizar e promover o território de forma integrada, incluindo os recursos com maior potencial e que melhor refletem a identidade das comunidades locais.

Recordamos que o evento decorre durante cinco fins-de-semana, com atividades, que acontecem ao longo do ano, um em cada um dos cinco concelhos que integram o Vale do Tua: Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor.

“Uma das novidades foi o aumento do número de inscrições até ao limite que não comprometa a qualidade e as questões ambientais, que devemos e queremos acautelar”, adianta o diretor do PNRVT, Artur Cascarejo, clarificando que no ano transato, concretamente na atividade de pedestrianismo, o limite era de 150 inscrições, este ano são admitidos 250 participantes por caminhada.

O modelo mantém-se e é replicado em cada um dos municípios. A ideia do fim-de-semana pretende atrair pessoas também de fora do território e motivá-las a dormir, pelo menos, uma noite na região, razão pela qual no sábado cada um dos municípios desenhou um programa de atividades recreativas e culturais, nomeadamente, visitas ao património, provas de vinhos, provas de produtos locais, workshops, espetáculos musicais, observação de estrelas e até organização de pequenas  feiras de produtos da terra. No domingo acontece a caminhada, num dos percursos do PNRVT.

A organização está a cargo da empresa PORTUGALNTN, sempre em parceria com o PNRVT e cada um dos municípios desta área protegida. “E serve este exemplo para deixar outra nota sobre um assunto de que muitos falam e poucos praticam: trabalho em rede”, sublinha o diretor. Efetivamente, desde a conceção até à realização, cada um dos municípios disponibiliza uma equipa de técnicos, que colabora ativamente e de forma coordenada com a entidade promotora e a empresa responsável pela organização.

Este ano o Tua Walking Festival começou no fim-de-semana de 23 e 24 de março, em Mirandela, seguiu para Carrazeda de Ansiães e neste fim-de-semana chega a Vila Flor.

Há semelhança do que aconteceu nas edições anteriores, as inscrições esgotaram há várias semanas, o que demonstra o interesse que o evento desperta. “É uma enorme satisfação perceber o interesse que este Festival desperta, a maioria das inscrições são de pessoas de fora do território, que vêm e permanecem por cá pelo menos duas noites e esse era também um dos nossos objetivos, porque estamos a contribuir para a dinamização real do setor do turismo”, sublinha Artur Cascarejo.

Recordamos que a criação da Rede de Percursos Pedestres foi o primeiro grande investimento, na área do Turismo de Natureza, do PNRVT.

O PNRVT possui uma rede de 12 Pequenas Rotas, homologadas pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP), com manutenção regular, que garante as condições de segurança e qualidade. A promoção é a  sequência natural desse trabalho, para potenciar o investimento, ao mesmo tempo que se aposta nas componentes social, económica e ambiental do território.

O Festival acontece em fins-de-semana da “época baixa” pelo que também se apresenta como uma alternativa de animação do território e de combate à sazonalidade da procura turística.

Depois de Vila Flor o Tua Walking Festival continua, nos dias 13, 14 e 15 de setembro em Alijó, e encerra a edição de 2024 nos duas 6 e 7 de outubro, em Murça.

Tua Walking Festival chega este fim-semana a Vila Flor
Comentarios