jueves. 28.03.2024

Teatro Nacional D. Maria II integra Carrazeda de Ansiães na Odisseia Nacional

Nos últimos dias os residentes no município de Carrazeda de Ansiães foram convidados a participar em diversas oficinas criativas, promovidas pela estrutura artística Lugar Específico, no âmbito do eixo de programação Atos, da Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II. A Odisseia Nacional traz também à vila a peça de teatro Nau Nau Maria, que se apresenta a 17 e 18 de março, numa sessão para escolas e outra para público em geral.

Respigadores.
Respigadores.

Chamar a comunidade a participar, realizando oficinas criativas, foi a primeira iniciativa desenvolvida em Carrazeda de Ansiães, pelo projeto Odisseia Nacional, que o Teatro Nacional D. Maria II está a levar a diversos pontos do país ao longo do ano de 2023.

Em Carrazeda de Ansiães, este projeto assume duas componentes distintas:

  • Pe_soa: Índice de incógnitas para a escuta de lugares, um projeto do Lugar Específico, construído com e para a comunidade, e que será apresentado ao público a 11 e 12 de março. Este projeto insere-se no programa Atos da Odisseia Nacional, uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian.
  • Nau Nau Maria, espetáculo de Alice Azevedo, que parte da adaptação da História Trágico-Marítima (editada no séc. XVIII por Bernardo Gomes de Brito), para falar sobre o período dos descobrimentos e os naufrágios das embarcações portuguesas. Este espetáculo insere-se no programa Peças da Odisseia Nacional.

Pe_soa: Índice de incógnitas para a escuta de lugares, do Lugar Específico, pretende reeducar pela arte, conhecer e promover os territórios através do teatro, captar talentos e fomentar o orgulho em cada comunidade, com o objetivo de criar e representar histórias que reflitam a identidade e cultura local. É uma iniciativa dirigida à comunidade de várias idades e diferentes interesses, quis, a partir da releitura do património cultural local e do resgate do convívio entre as pessoas da terra, explorar possibilidades de cruzar saberes, de dançar, de fazer filmes, de cantar, pintar, contar histórias e tecer uma celebração em conjunto.

O trabalho incide em quatro área distintas: o movimento do corpo, com a dança; a oralidade, que destaca os contadores de histórias; artes e ofícios, particularmente a tecelagem; e vídeo.

Estes temas são trabalhados com a comunidade local que, na primeira abordagem, salientou como saudade do convívio, da partilha, da diversão em conjunto. Durante esta semana a equipa do Lugar Específico tem encontros diários com a comunidade, todas as tardes na Biblioteca Municipal de Carrazeda de Ansiães. Com a comunidade e para a comunidade estão a ser construídos “espetáculos”, que a organização entende com uma festa.

Os diferentes grupos que participam na iniciativa participam no evento público que acontece , visto como uma festa de ativação da população com o objetivo de promover convívio intergeracional e reunião de pensamentos para o futuro: com momentos de partilha das criações e trocas feitas ao longo do processo.

Na programação deste momento de partilha está prevista a  projeção dos vídeos de stop-motion e imagens do processo; a continuação da criação de uma teia em conjunto com mensagens, desejos; desafios de relação dos corpos com o espaço; roda de contadores de histórias com elementos do grupo de Pombal de Ansiães  e ainda participação livre da comunidade presente; pintura de um mural de intenções para o futuro. Por fim, um momento de reflexão, em parceria com a Rádio Ansiães, que vai realizar entrevistas a questionar os presentes sobre o que gostavam de ver acontecer em Carrazeda? E o que cada um se propõe fazer?

A festa encerra com um momento de reflexão crítica, de brainstorm de ideias para o futuro: ponto de partida poderão ser as intenções definidas pela turma da oficina Pensar o Futuro.

A 17 e 18 de março, avança a segunda componente da Odisseia Nacional, no âmbito do programa Peças, que se apresenta em pleno no CITICA – Centro de Inovação Tecnológica INOVARURAL. Em Carrazeda de Ansiães o espetáculo de teatro a apresentar é Nau Nau Maria, de Alice Azevedo, partindo da adaptação da História Trágico-Marítima. A História Trágico-Marítima é uma obra que faz parte do currículo do 10º ano de escolaridade e que agrega um conjunto de relações e notícias de naufrágios que acontecem aos navegadores portugueses, reunidos por Bernardo Gomes de Brito, e publicados em duas partes em 1735 e 1736, durante o reinado de D. João V.

O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM II) é um teatro de missão, onde está expressa a necessidade de potenciar a relação do teatro com todo o território português, sublinhando assim o seu alcance verdadeiramente nacional.

Ao longo do corrente ano, o teatro está a ser alvo de obras de recuperação, o que motivou o desenvolvimento do projeto artístico e cultural Odisseia Nacional, uma operação inédita e histórica, que resultou na criação de uma programação difundida por todo o território nacional e que abrangerá mais de 90 municípios de todos os pontos do país e ilhas. Em Carrazeda de Ansiães, um município onde já existe enorme sensibilização e até tradição teatral, o projeto encontrou terreno fértil e é esperado um grande envolvimento por parte da comunidade.

Teatro Nacional D. Maria II integra Carrazeda de Ansiães na Odisseia Nacional
Comentarios