jueves. 28.03.2024

Durante o mês de março, o teatro é a arte performativa de eleição em Vila Nova de Cerveira, como forma de assinalar o Dia Mundial do Teatro (27 de março). Composto por três espetáculos diferentes, o programa dos ETC… Encontros de Teatro de Cerveira’ 23 volta a apostar em três géneros diferentes, sendo um deles uma estreia absoluta em Vila Nova de Cerveira. Ao Teatro de Revista e ao Musical junta-se, pela primeira vez, a Comédia Muda. De entrada livre, as sessões decorrem no Cineteatro de Cerveira – Marreca Gonçalves.

Ao longo dos seus 10 anos de existência, o ‘ETC… Encontros de Teatro de Cerveira’ tem contagiado um diversificado e fiel público com muita comédia e humor. Para a edição de 2023, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira não só pretende manter este critério, como apostar noutras emoções que o teatro também consegue despoletar. Assim, o Teatro Mudo surge como uma experiência nova em Vila Nova de Cerveira, demonstrando que é possível interagir com o público fazendo o menor uso possível de palavras e o maior uso de gestos através da mímica.

O primeiro espetáculo a subir ao palco do Cineteatro de Cerveira – Marreca Gonçalves está agendado para este sábado, 4 de março, com as populares e talentosas atrizes Florbela Queirós e Natalina José como cabeças de cartaz da revista à Portuguesa “Olha que Duas”, com produção da Associação Cultural Sonhos em Cena. Ao longo de mais de uma hora e quarenta e cinco minutos, o público (+6 anos) assiste a um verdadeiro espetáculo de revista à portuguesa, onde as rábulas divertidas, a crítica social e atual, as músicas orelhudas e um guarda-roupa de luxo marcam a diferença.

No sábado, 11 de março, a companhia Malad’Arte traz a novidade à ‘Vila das Artes’, com a “Comédia Muda”. Inspirado nos filmes de Charlie Chaplin e Buster Keaton, este espetáculo para maiores de 3 anos remonta à produção de um espetáculo usando apenas duas linhas de cor: o branco e o preto. O objetivo é proporcionar aos mais velhos uma espécie de nostalgia ao reformular a ideia do preto e do branco, que eram as cores representativas dos filmes até ao fim do século XIX. Aos mais novos permite a idealização de como funcionava antigamente a cinematografia no mundo e de que maneira foi evoluindo. 40 minutos.

No último sábado de março, dia 25, “Bela Adormecida – O Musical” proporciona um momento familiar (+3 anos), assistindo-se a um dos contos de fadas mais famosos de todos os tempos. Ao longo de 50 minutos, a Cri’Art apresenta esta narrativa cuja origem é a tradição popular.

O ETC… Encontros de Teatro de Cerveira sobem ao palco do Cineteatro de Cerveira Marreca Gonçalves, às 21h30. A entrada é livre, mas sujeita à lotação máxima do espaço.

Teatro Mudo
Comentarios