lunes. 29.04.2024

A Galeria do Paço - Reitoria da Universidade do Minho, no centro de Braga, tem patente até 27 de agosto a exposição "Pelo Olhar... Obras da Coleção do Museu Nogueira da Silva" (MNS). A iniciativa tem entrada livre de terça-feira a sábado, das 10h00 às 18h30, e insere-se nas comemorações do Cinquentenário da UMinho.

A mostra apresenta 27 obras de pintura do espólio do MNS, uma unidade cultural da UMinho, como o retrato do escritor Victor Hugo, dos reis D. Pedro V e Luís XIV (protetor das artes), da princesa Henriqueta de França, mas também de diversas figuras femininas, santos, cenas religiosas e ambientes rústicos. Há ainda um expositor com livros do acervo da Biblioteca Pública de Braga sobre teoria e arte da pintura, um deles de 1724, aludindo a Leonardo da Vinci, Francisco de Holanda ou Charles Baudelaire, entre outros.

Uminho2

A exposição tem a curadoria do diretor do MNS, António Gonçalves: “As obras aqui apresentadas têm por base uma seleção onde o olhar se atende como elemento comum. Os protagonistas, pelos seus distintos olhares na representação pictórica, provocam aceções e estímulos que nos cativam e envolvem. Acedemos às obras fixando-nos numa contemplação cuidada, a desvelar tempos históricos que se tornam contemporâneos do nosso próprio olhar”.

Obras do Museu Nogueira da Silva apresentadas na Reitoria da UMinho
Comentarios