livro infantil "Teresinha, mosca-das-flores", da autoria da bióloga Andreia Penado e com ilustrações de Madalena Bastos, é o ponto de partida para uma fascinante atividade de descoberta da biodiversidade na zona ribeirinha do Rio Vez. A iniciativa, que convida crianças e famílias a explorarem a vida vibrante das moscas-das-flores e outros insetos polinizadores, culminará com um "lanche solar".
"Na Ecovia Há Ciência": O Rio Vez como Laboratório ao Ar Livre
Esta atividade insere-se no ciclo "Na Ecovia Há Ciência", um projeto que desafia os participantes a olhar para a natureza com olhos de cientista. A ecovia de Arcos de Valdevez transforma-se num verdadeiro laboratório ao ar livre, onde se estimula a curiosidade e o gosto pela ciência através da descoberta da ciência que se esconde neste percurso.
Andreia Penado: Bióloga e Divulgadora Científica
Andreia Penado, com raízes Arcuenses, é bióloga e doutorada pela Universidade de Sussex (Reino Unido). A sua vasta experiência em investigação, desenvolvida em Espanha, Reino Unido e Portugal, tem-se focado em abelhas e outros insetos. Atualmente, colabora com o Serviço Educativo do Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, participando ativamente em projetos educativos que visam promover uma maior compreensão sobre a biodiversidade. Andreia tem ainda diversas publicações dirigidas ao público em geral, sendo "Teresinha, a mosca-das-flores" o seu mais recente lançamento.
Inscrições abertas e gratuitas
A participação no evento é gratuita e de inscrição obrigatória, com vagas limitadas. Os interessados deverão preencher o formulário disponível em https://forms.gle/88s4MxCDDLpnLycWA até ao dia 5 de junho.
Não percam esta oportunidade de mergulhar no mundo dos insetos polinizadores e descobrir a riqueza natural da ecovia do Rio Vez!
            
              