Livro 'Monumentos ao Emigrante' é apresentado em Lisboa como homenagem à diáspora portuguesa

O livro “Monumentos ao Emigrante – Uma Homenagem à História da Emigração Portuguesa”, que percorre todos os distritos de Portugal continental, e as regiões autónomas da Madeira e dos Açore, foi concebido pelo historiador da diáspora Daniel Bastos (esq.), em parceria com o fotógrafo Luís Carvalhido (centro), e traduzido (português e inglês) por Paulo Teixeira (dir.)

Lisboa acolhe a apresentação de "Monumentos ao Emigrante", um livro que homenageia a história da diáspora portuguesa através dos seus memoriais. A obra bilíngue de Daniel Bastos e Luís Carvalhido será apresentada na Sociedade de Geografia, com a presença de figuras de destaque.

O livro "Monumentos ao Emigrante – Uma Homenagem à História da Emigração Portuguesa" será apresentado no próximo dia 20 de maio (terça-feira), às 17h00, na Sociedade de Geografia de Lisboa. A obra bilíngue (português e inglês), concebida pelo historiador Daniel Bastos em parceria com o fotógrafo Luís Carvalhido, documenta os monumentos dedicados aos emigrantes portugueses nos 18 distritos de Portugal continental e nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

Capa-Monumentos ao Emigrante

Este trabalho pioneiro, que conta com o apoio institucional da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e da Sociedade de Geografia de Lisboa, convida a uma viagem pela história da emigração portuguesa através de mais de uma centena de monumentos, muitas vezes desconhecidos do grande público. Bustos, estátuas e memoriais espalhados por todo o país revelam as motivações das partidas, os destinos da diáspora e a saudade, prestando tributo aos milhões de emigrantes e luso-descendentes que contribuíram para o desenvolvimento de Portugal e dos países de acolhimento.

A sessão de apresentação contará com as intervenções de Maria Beatriz Rocha-Trindade, Presidente da Comissão de Migrações da Sociedade de Geografia de Lisboa, que assina o posfácio, e de José Cesário, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas. O prefácio da obra é da autoria do filósofo e escritor Onésimo Teotónio Almeida, que destaca o poder eloquente das fotografias de Luís Carvalhido. Maria Beatriz Rocha-Trindade sublinha a valiosa contribuição do livro para o conhecimento da História de Portugal.

Daniel Bastos, historiador com vasta obra sobre a emigração portuguesa, e Luís Carvalhido, fotógrafo premiado, uniram os seus talentos para criar este roteiro visual e informativo. A edição do livro foi possível graças ao mecenato de empresas da diáspora, e estão previstas várias apresentações em Portugal e junto das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.