sábado. 30.03.2024

O dia 2 de setembro, vai ser assinado o protocolo entre a Câmara Municipal de Ponte da Barca e a Associação Portuguesa de Escritores (APE), com vista à atribuição do 'Grande Prémio de Poesia Diogo Bernardes'.

A sessão acontece às 17.30 horas, no Mercado Pombalino, situado no Jardim dos Poetas – um espaço que presta homenagem aos dois irmãos, Diogo Bernardes e Frei Agostinho da Cruz –, e vai contar com a presença de 27 jovens, oriundos de vários países da União Europeia, nomeadamente, Portugal, Espanha, Itália, Eslováquia, República Checa, Macedónia do Norte, Roménia e Turquia, que se encontram a realizar um intercâmbio, ao abrigo do Programa Europeu Erasmus+.

Excertos da poesia de Diogo Bernardes vão ser partilhados em várias línguas, dando-se, assim, uma dimensão mais abrangente à obra deste ilustre barquense, que é um dos mestres da nossa Literatura clássica.

Num dos espaços mais emblemáticos de Ponte da Barca, várias crianças e idosos darão também voz à poesia de um dos bucólicos renascentistas mais puro e mais inspirado, que sentiu de uma forma única a melancolia da paisagem, nomeadamente, a minhota, e a harmonia entre o Homem e a Natureza.

Recorde-se que este prémio pretende conferir uma maior divulgação do poeta barquense, galardoando,anualmente, uma obra de poesia em português, de autor português, publicada integralmente e em primeira edição.

'Grande Prémio de Poesia Diogo Bernardes'
Comentarios