viernes. 26.04.2024

O Encontro Mutante acontece no Centro Cultural de Paredes de Coura, de 14 a 16 de abril. As Comédias do Minho propõem um fim-de-semana para refletir sobre a relação entre a arte e a educação. Este é um convite para pensar o potencial da arte e da cultura na promoção da inclusão social, da emancipação e do exercício da cidadania.

O painel de convidados é extenso e inclui, entre outros, Pedro Cabrita Reis, Madalena Victorino, Teresa Castro, Cristina Planas Leitão, Maria de Assis e Melissa Rodrigues.

O encontro dirige-se a professores, mediadores, artistas, estudantes, programadores culturais, assistentes sociais e outras pessoas interessadas em refletir sobre os temas propostos. Toda a programação é de entrada livre. As inscrições fazem-se através do website das Comédias do Minho.

Durante três dias, o público é convidado a participar na reflexão com artistas, curadores, educadores, mediadores, políticos, investigadores e adolescentes participantes do Projeto Mutantes. Com sete mesas-redondas, alguns convidados trazem conceitos e reflexões transdisciplinares, outros partilham os seus projetos de inclusão social através da arte, outros imaginam políticas públicas para a educação, para a arte e para a cultura, com um enfoque especial nos territórios de baixa densidade. Este é ainda um lugar de expressão e escuta das vozes dos adolescentes.

O Encontro Mutante marca o encerramento do Projeto Mutantes, criado pelas Comédias do Minho, através da iniciativa Cultura para Todos, promovida pelo NORTE2020. O Projeto foi executado entre 2021 e 2023, nos 10 Municípios do Alto Minho (Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Ceveira). Assentou na lógica da inclusão de múltiplas vozes e do empoderamento pela arte, com especial enfoque na população adolescente. Realizaram-se oficinas artísticas para jovens e, porque o Projeto foi pensado numa perspetiva sistémica, estendeu-se também a professores, mediadores e outros interessados em arte e educação. Realizaram-se 80 oficinas de dança, música e teatro, percorrendo diferentes durações e formatos, sempre com conceção e orientação de artistas-educadores.

O término do Projeto Mutantes é assinalado com este Encontro Mutante, onde se convocam diferentes elementos envolvidos para produzir uma análise crítica sobre os processos desenvolvidos e perspetivar possibilidades de futuro. O programa inclui uma oficina de dança com adolescentes dos 10 municípios - orientada por Joana Castro. Os resultados desta oficina serão partilhados com o público, seguidos de uma conversa com a artista e os adolescentes, moderada pelo sociólogo Manuel Jacinto Sarmento, especialista em Estudos da Criança. Realiza-se também um laboratório, conduzido pela associação A3S, com participação de artistas, professores, interlocutores dos municípios envolvidos e da equipa das Comédias do Minho. Os representantes políticos dos 10 municípios serão convidados a refletir sobre a importância da arte e educação para o desenvolvimento do território, através da experiência concreta do Projeto Mutantes.

O Encontro faz-se entre conversas, reflexões, práticas e filmes em torno do potencial de transformação e da ampliação de mundos pela educação, pela arte e pela cultura.

As Comédias do Minho propõem um fim-de-semana mutante
Comentarios