lunes. 29.04.2024

O Prémio A. de Almeida Fernandes destina-se a reconhecer e incentivar estudos de investigação em História Medieval Portuguesa e homenagear Armando de Almeida Fernandes, investigador e autor de uma notável obra histórica, desejando que sirva de estímulo e exemplo aos vindouros, bem como incentive o estudo das áreas a que dedicou a sua vida.

PremioAlmeidaFernandes23_cartaz_a3

Nessa conformidade, o júri do Prémio A. de Almeida Fernandes 2023 – destinado a trabalhos editados e/ou obras publicadas e a obras originais não publicadas nos dois anos anteriores, versando História Medieval Portuguesa A. de Almeida Fernandes –, constituído pelos Professores Doutores Hermínia Maria de Vasconcelos Vilar (Universidade de Évora), José Augusto de Sottomayor-Pizarro (Universidade do Porto) e Bernardo Vasconcelos e Sousa (Universidade Nova de Lisboa) deliberou, por unanimidade, atribuir o Prémio A. de Almeida Fernandes 2023 ex eaquo às obras intituladas Memória de um mosteiro: Lorvão séculos IX-XII: história de uma comunidade masculina e A peste negra em Portugal: os casos do Entre-Douro-e-Minho e do Entre-Tejo-e-Odiana, da autoria de Maria Alegria Fernandes Marques e André Filipe Oliveira da Silva, respetivamente. Foi ainda deliberada atribuir a menção honrosa à obra Setúbal, um pólo de poder da Ordem Militar de Santiago no final da Idade Média, da autoria de Ana Cláudia Oliveira Silveira.

A cerimónia de entrega do Prémio A. de Almeida Fernandes terá lugar no próximo dia 24de novembro, às 18h00, no salão nobre da Câmara Municipal de Ponte de Lima.

Entrada livre.

Entrega do Prémio A. de Almeida Fernandes de História Medieval Portuguesa
Comentarios